segunda-feira, 7 de março de 2022

Avião da FAB decola hoje para resgatar brasileiros na Ucrânia

De acordo com a força-tarefa de resgate, 144 pessoas desejam voltar ao Brasil

O avião Embraer KC-390 MIllennium da Força Aérea Brasileira (FAB) decola hoje de Brasília, às 15h, para resgatar os brasileiros que estão fugindo da guerra na Ucrânia. A aeronave vai levar 11,6 toneladas de comida, medicamentos e purificadores de água. O pouso do avião na Polônia está previsto para quarta-feira 9.

De acordo com Unaldo Eugênio Vieira de Souza, coordenador da força-tarefa de resgate, são 144 brasileiros que JÁ estão na Polônia e que desejam voltar ao Brasil.

“Nós temos contato constante, além disso já efetuamos resgate na fronteira com a ajuda do escritório da embaixada em Lviv, no Oeste da Ucrânia”, disse o coordenador nesta segunda-feira, 7, em entrevista à GloboNews. “De lá nossos membros da força-tarefa articulam fazendo o translado de vir para a fronteira e nós vamos buscá-los”, comentou.

De acordo a Embaixada, inicialmente, 300 brasileiros foram identificados em território ucraniano. “A força-tarefa fez uma série de filtragem para verificar aqueles que queriam ser repatriados” contou o coordenador.

“Estamos ajudando o trabalho que já havia sido começado em Kiev e nas cidades vizinhas”, disse. “A nossa incumbência foi localizar todos os brasileiros que estavam em território ucraniano e fazer o monitoramento daqueles que pediam assistência.”

Segundo a força-tarefa, 34 brasileiros ainda estão na Ucrânia e 14 manifestaram que não desejam deixar o país.

Resgate de brasileiros

De acordo com o coordenador, a força-tarefa alugou um ônibus em Varsóvia, capital da Polônia, e viajou até a fronteira com a Ucrânia.

O escritório brasileiro em Lviv fez o transporte dos brasileiros até a fronteira polonesa com o apoio do conselho da cidade que fez uma escolta para chegar aos postos de controle. “Isso permitiu que o comboio atravessasse a região de forma ágil e rápido”, contou Souza.

“Na fronteira, o controle de passaporte foi feito rapidamente e os brasileiros foram transportados para o território polonês. Nós fizemos a viagem até Varsóvia onde tem um hotel reservado para esses brasileiros”, explicou.

Título e Texto: Redação, revista Oeste, 7-3-2022, 8h10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-