quinta-feira, 10 de março de 2022

IBGE estima recorde na colheita de grãos em 2022

O resultado da safra atual deve apresentar crescimento de 3% e superar 260 milhões de toneladas

Artur Piva

O Brasil vai produzir pouco mais de 260 milhões de toneladas de grãos em 2022, um crescimento pouco acima de 3% sobre o ano anterior (cerca de 250 milhões de toneladas). O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou a estimativa nesta quinta-feira, 10.

Apesar da indicação ainda ser de aumento para a colheita neste ano, a mais recente projeção do IBGE para a safra 2022 é quase 4% menor que a divulgada anteriormente. Ainda assim, o resultado é um recorde na série histórica, e a produção nacional é superior a 30 quilos por habitante do planeta.

“Esse declínio na estimativa se deve aos problemas climáticos enfrentados por estados da região Sul, como Rio Grande do Sul e Paraná, notadamente a falta de chuvas durante a 1ª safra”, explica o gerente da pesquisa, Carlos Barradas.

A previsão para essa parte do país caiu quase 14%, colocando a projeção local em praticamente 70 milhões de toneladas.

Três maiores colheitas de grãos em 2022

Sozinha deve responder por 123 milhões de toneladas da metade — ou mais da metade da colheita de grãos em 2022. Na segunda posição aparece o milho (acima de 100 milhões de toneladas) e o arroz (10 milhões de toneladas).

A estimativa de produção é 8% menor nos arrozais, em comparação com a safra anterior. Esse foi o único item entre os três a apresentar queda em relação ao ciclo passado.

Título e Texto: Artur Piva, revista Oeste, 10-3-2022, 12h03

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-