segunda-feira, 5 de setembro de 2022

Estimativa do crescimento econômico do Brasil aumenta pela 10ª semana consecutiva

O Banco Central realiza a projeção por meio da coleta de dados junto ao mercado

Artur Piva

O Relatório Focus elevou mais uma vez a projeção para o crescimento econômico do Brasil. A coleta mais recente mostra que o mercado financeiro aumentou a estimativa para 2,26% de expansão do Produto Interno Bruto (PIB). O Banco Central (BC) divulgou a mais recente edição do documento nesta segunda-feira, 5.

Publicado semanalmente, é a décima vez seguida em que o mercado revisa a expectativa para a evolução do PIB para cima. Ao mesmo tempo, o documento também revela a décima revisão para baixo da estimativa da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA). Assim, a projeção para elevação dos preços caiu para 6,61%.

Há dez semanas, o mercado estimava que o PIB cresceria 1,51% e o IPCA 7,96%. Ou seja: a previsão para o desempenho econômico aumentou  0,75 ponto porcentual e para o aumento do IPCA reduziu 1,35 ponto porcentual.

Em comparação ao primeiro Relatório Focus do ano, realizado com dados coletado em 7 de janeiro, a projeção para o desempenho econômico melhorou quase 2 pontos porcentuais. No relatório que abriu 2022, o mercado estimava o crescimento de 0,28% para o PIB. Já o da inflação piorou, uma vez que na mesma edição a projeção do IPCA era de 5,03%.

“O Relatório Focus resume as estatísticas calculadas considerando as expectativas de mercado coletadas até a sexta-feira anterior à sua divulgação”, informa a instituição. “Ele é divulgado toda segunda-feira. O relatório traz a evolução gráfica e o comportamento semanal das projeções para índices de preços, atividade econômica, câmbio, taxa Selic, entre outros indicadores. As projeções são do mercado, não do BC.”

Paulo Guedes comemora o crescimento do PIB

Na semana passada, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística revelou que o PIB do segundo trimestre de 2022 cresceu 1,2%. Paulo Guedes, ministro da Economia, comemorou o resultado. De acordo com o site Valor Investe, ele declarou que a economia do Brasil é a que mais vai crescer no mundo.

“O Brasil está voando, está seguro, está firme”, disse Guedes nesta quinta-feira 1º. O ministro afirmou ainda que a economia nacional estava começando a se levantar de um desastre terrível de governos anteriores e veio a pior crise da história, a pandemia. “Nós atravessamos as duas ondas”, declarou. “O país está em pé e surpreendendo.”

Título e Texto: Artur Piva, Revista Oeste, 5-9-2022, 11h05

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-