Humberto Pinho da Silva
Como se sabe, o
nacionalismo é o amor que se sente pela Pátria, onde se nasceu e se foi criado.
Segundo José Maria Coloma (Léxico de Política), o termo equivale a patriotismo.
Ao adquirirem idiomas,
costumes, hábitos, e expressões de outros povos, o poliglota esquece lentamente
a pátria, e a língua materna dilui-se em contacto com idiomas estranhos.
Certa ocasião, nos anos
cinquenta, conheci jovem francesa que estudara em Bordéus, mas pouco conhecia
além da pequena póvoa em que vivia. Um dia resolveu conhecer a terra dos
antepassados e abalou para Portugal.
Tudo lhe parecia estranho,
e não compreendia comportamentos e modos de pensar dos portugueses.
Como beijava todos que
encontrava, lhe recomendaram a não o fazer, principalmente homens. Respondeu
envergonhada:
“Desculpem, mas eu sou
francesa, e beijar é a forma de cumprimentar na minha terra!"
Atualmente, com a globalização, o turismo, a vinda maciça de imigrantes, a sociedade europeia de raiz cristã se transformou. Hábitos se alteraram, assim como antigos valores e costumes que eram características de cada nação desapareceram.
Mas, leia-se o que disse
Eça:
"Um homem só deve
falar, com impecável segurança e pureza, a língua da sua terra: toda a outra
deve falar mal, orgulhosamente mal, com aquele acento chato e falso que
denuncia logo o estrangeiro. Na língua verdadeiramente reside a nacionalidade;
e quem for possuindo com crescente perfeição os idiomas da Europa, vai
gradualmente sofrendo uma desnacionalização. Não há já para ele o especial e
exclusivo encanto da fala materna, com as suas influências afetivas, que
o envolvem, o isolam das outras raças; e o cosmopolitismo do Verbo
irremediavelmente lhe dá o cosmopolitismo do carácter. Por isso o poliglota
nunca é patriota. Com cada idioma alheio que assimila, introduzem-se no
organismo moral modos alheios de pensar, modos alheios de sentir. O seu
patriotismo desaparece, diluído em estrangeirismo”. “Correspondência de Fradique Mendes."
Título e Texto: Humberto
Pinho da Silva, outubro de 2026
Os Maias
A relíquia
O crime do Padre Amaro
O primo Basílio
A tragédia da Rua das Flores
Uma campanha alegre
Anteriores:
Pode haver leigos na Igreja?
Ótimo conselho do Rei de Aragão
A inveja entre os intelectuais
Erros médicos e descuidos
Como os homens fazem suas medidas
[Daqui e Dali] Onde se fala do Brasil e da língua portuguesa
Portugal em números

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.
Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.
Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-