domingo, 21 de junho de 2015

Construtoras voltam a crescer e a criar emprego

Ilídia Pinto
No primeiro trimestre construíram-se 1797 casas, um aumento de 14,6% em relação a igual período do ano passado.

Já se está, de novo, a construir habitação nova em Portugal. Pela primeira vez em 13 anos, o número de novos fogos em construção cresceu. No primeiro trimestre do ano construíram-se 1797 habitações novas, um aumento de 14,6% face a igual período do ano passado. Este é apenas um dos muitos indicadores positivos do setor da construção no primeiro trimestre do ano. O investimento cresceu 8,5% e o valor acrescentado bruto aumentou 7,6%, indicadores que estavam em queda consecutiva desde o primeiro trimestre de 2002. Mais importante ainda, o desemprego do setor recuou 21,8%, em abril, enquanto o número de insolvências diminuiu 20,6%.

Números que são tanto mais importantes se tivermos em conta que, só nos últimos cinco anos, a quebra acumulada do investimento na construção foi de 43,6%, enquanto a produção recuou, em termos acumulados, 32% ao nível das obras públicas e 58% na habitação. O número de novas habitações e novos licenciamentos, entre 2010 e 2014, caiu 70%, enquanto os concursos abertos e adjudicados foram 40 a 60% inferiores durante esse período. A quebra acumulada no consumo de cimento foi de 59%. Tudo isto levou a que se perdessem 260 mil postos de trabalho e ao desaparecimento de 37 mil empresas. 
Título, Imagem e Texto: Ilídia Pinto, Diário de Notícias, 21-6-2015 
Grifos: JP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-