segunda-feira, 9 de julho de 2012

OCDE: Sinais recessivos estão a dissipar-se da economia portuguesa

Eva  Gaspar

Pelo segundo mês consecutivo, indicadores avançados da OCDE foram significativamente revistos e até mudaram de sinal. Voltam agora a sinalizar a probabilidade de a recessão sair de Portugal no fim do ano. Há um mês, o cenário era bem mais sombrio.
 A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) reviu hoje em alta os indicadores avançados para Portugal, que apontam agora para a probabilidade de que o ciclo recessivo da economia portuguesa ser invertido dentro de quatro a oito meses.
A última actualização da série, que integra dados disponíveis até ao fim de Maio, mostra dois meses consecutivos (Maio e Abril) de variação positiva, ainda que marginal, do indicador avançado, que quebra assim uma longa tendência de quedas sucessivas.
A actualização hoje divulgada dá conta de uma subida de 0,01% em Abril e de 0,06% em Maio num indicador que ambiciona antecipar, em cerca de seis meses, momentos de viragem do ciclo económico. Estes movimentos têm-se, porém, relevado muito erráticos, com a OCDE a proceder a revisões sucessivas das suas séries para Portugal, à medida que integra informação mais recente, possivelmente de sinal contraditório.
Esta melhoria relativa, ainda que muito ténue, das perspectivas económicas para Portugal é acompanhada de sinais de desaceleração para a maior parte dos países da OCDE, com a organização a destacar a queda do indicador avançado de Itália, ao passo que para Espanha o cenário é de estabilização.
Título e Texto: Eva Gaspar, Jornal de Negócios, 09-7-2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-