segunda-feira, 30 de julho de 2012

Porque não confio no Sindicato Nacional dos Aeronautas

O título deste escrito vem a propósito da última convocação do Sindicato Nacional dos Aeronautas “Ato pelo cumprimento da sentença a favor dos aposentados do Aerus”.
Mas nem uma “exigência”? Não, porque a CUT e o PT, este que (des)governa o país, aquela que sobrevive deste, não deixam, não permitem. Lembram do comportamento (e da violência) de um e de outra quando governava Fernando Henrique Cardoso, José Serra e outros alfabetizados?
Lembram do Sindicato Nacional dos Aeronautas, em outros tempos, quero dizer, lembram do mantra do SNA em relação a quem ou a quê lhe parecesse contrário? Lembram? Era pelego para cá, pelego para lá, pelego até à exaustão…
Teve uma época que o SNA era “governado” pelo PCB ou PCdoB, não me lembro qual era exatamente a sigla, não durou muito, o PT reassumiu o poder. Com o apoio da “maioria”, até porque aqueloutros, não sei, se achavam uma federação, e tudo faziam para se indispor com outras entidades… Quando o PT reassumiu, a paz voltou. Faz mais de vinte anos, well
Entretanto o PT assume o poder do continental país e aí… bom, está contigo!
Acabaram-se sindicatos, protestos, uniões de estudantes (aqui, então, morro de vergonha da “conquista” dos estudantes: emitir carteiras para que a maioria pague o “justo” valor do espetáculo e uma minoria de otários pague… o dobro!)
Estou me perdendo, né?
Voltando ao “ato”… publiquei a convocação.
Depois li e reli. Gente boa, atentem para a linguagem, convocar para “um ato em defesa do cumprimento…” Isso é muita “pelegagem”!
Passo batido pela data, sim, neste dia os brasileiros de bem estarão com os olhos virados para Brasília… mas o Sindicato Nacional dos Aeronautas, recém-chegado de Marte, convoca para um ato que ainda é secreto…
Porra, um sindicato não consegue escrever “exigir”, mesmo que nada signifique este vocábulo? Não, porque você não conseguirá escrever a verdade sobre o seu irmão, a menos que você tenha uma obrigação (ética e moral) para com um determinado público: os seus representados. Mas o SNA só tem obrigação para com o irmão. O público é um detalhe.
Me diga aí, qual a conquista concreta do SNA em relação aos aposentados do Aerus e/ou demitidos da Varig?
Muitas reuniões e fotos, é?
O primeiro grupo (o dos aposentados) sentiu os seus corações disparar por causa da sentença do juiz Jamil… da 14ª Vara Federal. Não é uma conquista, é só uma sentença favorável. Uma sentença judicial/jurídica.
E agora vem a direção do SNA convocar (surfar seria bem melhor) para um ato em… “defesa do cumprimento”, quer dizer, em defesa do óbvio! Precisa de sindicato?
Precisamos (tempo do verbo: pretérito perfeito) de sindicato(s) ao longo destes quase sete anos, para exigir, confrontar, constranger o Governo.
Precisamos (mesmo tempo) de sindicato(s) para exigir que o judiciário julgasse com a devida e merecida pressa as sentenças que se referem aos ex-trabalhadores da Varig e Aposentados e Pensionistas Aerus, pois que se trata de brasileiros passando por sérias dificuldades, de todos os gêneros. Pelo contrário, vimos sindicatos, associações e comissões, com espontânea alegria participar de cerimônias de medalhamentos, cantar “Parabéns pra você” a senadores genuflexadores da mesma famiglia… num emocionante, moderno e pedagógico espetáculo de pelegagem ou, na minha tradução, repulsivo, antiquado espetáculo de vassalagem.
O último parágrafo da convocação é francamente norte-coreano:
participem desta grande mobilização nacional, que irá também homenagear o patrono da ação judicial, o Dr. Castagna Maia.”

21 comentários:

  1. Eu não estou tão bem informado como o colega autor deste texto, mas concordo plenamente com ele em não participar desta manifestação pois não vejo um motivo real para tal. Se é para homenagear o Dr. Maia, tudo bem, mas estranho é que até fizeram um ATO CÍVICO em Brasília, há algum tempo atrás, homenagenado-o. Protestar sobre o quê? Sobre o óbvio? Não será para protestar sobre o Mensalão? Quem sabe? Ou é para tirar o foco do julgamento que haverá em Brasília neste dia. Na minha modesta opinião, falta um pouco de humildade ao pessoal do SNA, não precisa fazer mais alarde pois nós já sofremos muito e agora tudo parece que estará entrando nos eixos. Nelson P Ribeiro

    ResponderExcluir
  2. Eu estava pensando parecido! Vejamos:
    A sentença foi dada: O GOVERNO tem que pagar. Aí vem o SNA que é FENTAC que é CUT que é PT que é GOVERNO, convocar protesto contra o GOVERNO para que esse mesmo GOVERNO que é do PT que tem CUT que tem FENTAC da qual faz parte o SNA, cumpra a decisão judicial. Só falta convidar a presidente(A) Dilma Roussef para a passeata. Não entendi nada. Será que eu perdi o bonde da história ou alguma aula de Lógica? Não Vou! (José Lanner)

    ResponderExcluir
  3. ... a presidente(A) na passeata... não me surpreenderia! ;)

    ResponderExcluir
  4. Graças a uma grande amiga este post chegou à caixa de postal de alguns políticos do PT: José Dirceu, Dilma Rousseff, Delúbio Soares, Marco Maia... ;)

    ResponderExcluir
  5. A "grande" manifestação foi adiada para o dia 7 de agosto...

    ResponderExcluir
  6. Concordo plenamente pelos comentários acima mas é necessário uma reflexão sobre o tema e ver que a canoa andou.
    O juiz ao assinar a responsabilidade do Governo não considerou o SNA ou o PT e sim a causa objeto. Estamos todos no mesmo barco e não dependemos do SNA para receber e sim do Governo. Se todos Juizado fosse ala Fidel Castro até concordaria com a rigidez mencionada, mas não é. Existe a grande possibilidade de ganharmos. As determinações judiciais determinaram. Quanto as homenagens elas serão sempre lembradas pela grande visão do Dr Maia teve e que não viu seu triunfo em função da morosidade judicial. Será sempre lembrado pelo trabalho deixado aqui. Quanto aos movimentos eles são necessários sempre, principalmente para aqueles que produziram muito e estão aposentados e que no Governo FH foram chamados todos de vagabundos. Se não fizermos barulho vamos morrer indignados dentro de casa.

    ResponderExcluir
  7. De Pedro Azambuja:
    ESTE CAOQUEPITA DE VCS. É DE UMA BABAQUICE TRESLOUCADA COM SUAS MATÉRIAS E LINCKS, QUE NÃO MERECE NEM RESPOSTA, ME CUSTA A ACREDITAR QUE TENHA ALGUÉM DA NOBRE PROFISSÃO DE AERONAUTA METIDO NISTO, AJUDANDO OS NOSSOS SOFRIDOS COMPANHEIROS APOSENTADOS DA VARIG E TRANSBRASIL É QUE VCS. NÃO ESTÃO. QUEM ESTÁ SIM NA BATALHA DIÁRIA É O NOSSO NOBRE SINDICATO SNA, QUE DIUTURNAMENTE TRAVA ESTÁ BATALHA EM TODAS AS INSTÂNCIAS, E QUE CONSEGUIU A RECENTE VITÓRIA NA INSTÂNCIA LEGAL.
    CONTINUEM AÍ NA SUA CATARSE MASTURBATÓRIA EM SEUS MAUSES E TECLADOS, POIS VCS. REPRESENTAM O SUPRASSUMO DO DESPREPARO E DA FALTA DO QUE FAZER, COMO SERES HUMANOS E SERES DA SOCIEDADE, E AI ESTE INSTRUMENTO ELETRÔNICO É O SEU DESCARREGO DE BAIXOS INSTINTOS(COMO ALIÁS EXISTEM MUITOS HOJE NO MUNDO ELETRÔNICO) ESCONDIDOS ATRÁS DAS APÓCRIFAS IDENTIDADES ELETRÔNICAS, ACABAM DENTRO DE UMA SALA ESCURA DE CINEMA DANDO TIRO EM TODO MUNDO.
    ESTOU DELETANDO VCS. PARA SPAM DE VIRÚS(QUE É O QUE VCS. SÃO), E CUIDADO NÃO FIQUEM DIFAMANDO AS PESSOAS, POIS HOJE EXISTE ALÉM DO AVANÇO TECNOLÓGICO PARA IDENTIFICA-LOS, LEGISLAÇÃO E AUTORIDADES COM COMPETÊNCIA PARA RESPONSABILIZA-LOS.
    MAS VCS. SÃO TÃO VIRÓTICOS E INSIGNIFICANTES QUE SÓ VOU DELETA-LOS.
    E EU ME IDENTIFICO
    PEDRO AZAMBUJA
    AERONAUTA E SINDICALIZADO AO SNA COM MUITO ORGULHO.

    ResponderExcluir
  8. Bem colocado Jim Pereira! Como você deve se lembrar eu sempre fui contrário à subordinação ideológica, ou pior ainda, partidária, de qualquer entidade representativa.

    Já desde o início dos anos 80 quando eu iniciei a minha carreira de "Aeronauta" a feroz disputa pelo "controle" partidário do SNA corria solta e com o tempo terminou não apenas debilitando permanentemente o mesmo, mas aquela mui deletéria disputa acabou também enfraquecendo as entidades representativas como APVAR, ACVAR e AMVVAR a ponto de inviabilizar a busca de uma solução viável nos críticos últimos anos de vida da nossa saudosa VARIG.

    Infelizmente a guerra fratricida estre as várias micro-facções do PT, dos "PC's" sem contar a turma Brizolista foram lentamente "envenenando" e desencantando um grupo que já nem era muito chegado a politica mas que com o desespero da iminente morte da Varig compreensivelmente se agarraram às promessas de alguns dos radicais que já há tantos anos tentavam botar fogo no circo.

    Porém como um muito lúcido colega me alertou recentemente, tudo isso é passado e devemos olhar para frente, coisa nem sempre fácil para quem assistiu de dentro da FRB e da APVAR a incompetência e o radicalismo não deixarem qualquer espaço para quem (tonto como só eu sou) ainda acredita no diálogo e união a única forma de construir algo valioso e duradouro...

    E o pior é que agora eu acho que esta é a triste realidade do meu país INTEIRO!!

    Quanto ao SNA, eu me pergunto há tempos: o que é que o nosso amigo Fochesato está fazendo por lá? Ele não é nem PTista e muito menos safado. Não combina!!

    Abraços, Peter

    ResponderExcluir
  9. Não sei se estou incluso nesse raivoso comentário do Pedro Azambuja mas vamos lá:
    1-Por que usou caixa alta? A minha visão não é boa (tanto que perdi a carteira por causa dela), mas de um olho eu enxergo muito bem, graças aos avanços da oftalmologia.
    2-Quem parece estar no "descarrego de baixos instintos" é ele (faça uma leitura crítica do texto e concordará comigo).
    3- "Apócrifas identidades eletrônicas". Quem está com medo de retaliação, pelo que vejo, também é ele que não dá nome aos bois.
    4- Sempre fui sindicalizado e sempre participei das manifestações em prol da categoria. Cheguei a ter orgulho do sindicato. Mas, quando tive problemas de saúde, só pude contar com a minha associação (AMVVAR) que nunca me deixou "na mão". E os dirigentes do "nobre sindicato" depois de tantos anos parece que são os mesmos. Como conseguem?
    5- Quase borrei as bombachas com as
    ameaças. Ele tem total liberdade de expressão no "Cão que fuma" mas não quer reciprocidade (bem PT)
    6- Eu não sei se sou "SPAM DE VIRÚS" como ele escreveu mas vou ver no Google para ter certeza.
    7- Meu nome está bem claro no comentário anterior (logo não é apócrifo).
    Assim sendo:
    Cheguei à conclusão que não estou incluso na crítica porém, como ele nos deletou (como viróticos e insignificantes) não vai conseguir ler isso.
    José Lanner

    ResponderExcluir
  10. Agradeço a participação!
    Abraços./-

    ResponderExcluir
  11. Lanner, o Sr. Pedro Azambuja, com certeza já terá lido o seu comentário, e os outros também, claro. Pode crer!

    Peter, pois é... it's a good question! ;)

    ResponderExcluir
  12. Prezado Editor,

    Em 27.07.2012 as 10:59 h, escrevi:


    Estou bastante afastado de telinha devido a doença grave em um membro da família, contudo, quando posso ficar uns 15 minutos sentado navegando não deixo de olhar minha caixa de entrada e o Face Book.
    Com o objetivo de alertar quer me parecer que que na data da Manifestação programada pelo SNA e demais, no dia 02 de agosto coincidirá com o JULGAMENTO DO MENSALÃO PELO STF, quando a maioria dos brasileiros e brasileiras estarão tentando acompanhar os trabalhos e ver se não vai virar uma pizza gigante chamada de impunidade.
    De qualquer forma peço a DEUS olhar também pelos participantes do AERUS e torço pelo sucesso da causa.
    Abraços

    Nelson Schuler

    Vejo que a matéria e comentários, refletem minha assertiva.
    Parabéns pelo seu dinamico trabalho.

    Nelson Schuler

    ResponderExcluir
  13. Obrigado, Nelson!
    À 01h07 de 31 de julho, transmiti a nova data desse ato: 07 de agosto.
    Desejo sinceras rápidas melhoras para o seu parente.
    Volte sempre!
    Um abraço./-

    ResponderExcluir
  14. 1.120 acessos/visitas!
    15 comentários.
    Já é a 4ª postagem mais visitada do blogue!
    Valeu!

    ResponderExcluir
  15. De A.S.
    Cara, eu li esse post e foi um barracaço... Aquele Azambuja é um idiota. Deve ser bem da diretoria da bagaceira.
    Até ia perguntar se vocês não podiam cobrar mais apoio do sindicato mas... deixa pra lá!!!!! kkkk!!!
    Coitado do Sindicato, nunca vi o SNA tão desmoralizado... E eu me lembrando daquela greve de vocês em 87... morri de raiva no aeroporto mas depois até desculpei porque a RG pagou hotel tropical pra gente!! Eba!!! (vocês fizeram greve quando eu estava em Manaus! por isso amo os variguinhos!)
    Eu só fiquei puta da vida pq vcs ficaram vaiando os aviões da Transbrasil, esparramados lá na espreguiçadeira da piscina...
    BUÁÁÁÁÁ!!! EU QUERO A MINHA VIDA E A MINHA AVIAÇÃO DE VOLTAAAAAAAA!!!!
    A.S.

    ResponderExcluir
  16. No último panelaço eu fui. Um monte de gente idosa, na maioria, participando de uma manifestação que sem a energia dos jovens não funciona muito bem. Foi uma movimentação bonita e ordeira. A conclusão que eu cheguei foi que quem organizou queria dar uma satisfação para o grupo. Um pouco de barulho. "Pero no mucho". Mas o que mais me chamou à atenção foi o fato de um diretor do sindicato discursar, "malhando" o PT, utilizando-se de um carro de som com o logo da CUT. Eu não sabia se ria ou chorava com a situação, digamos assim, constrangedora. Fora isso, o velho timming: a passeata foi marcada para um horário de pouquíssimo movimento no terminal. Os caras do sindicato não deixavam ,de maneira alguma, chamar muita atenção(atrapalhar o trânsito, por exemplo). Imprensa quase nada (acho que não sabiam. Até que dentro do terminal o barulho foi grande. Pena que a platéia fosse reduzida. Conclusão? Ainda não cheguei a alguma...

    ResponderExcluir
  17. "Pena que a platéia fosse reduzida".
    Pois... ;)

    ResponderExcluir
  18. Agradeço a participação!
    Este post é o 4º mais acessado do blogue: 1.310 acessos e 20 comentários.

    ResponderExcluir
  19. Certa vez fui ao SNA para receber um auxílio de alimentação e fiquei besta ao ver a, então presidente do SNA na época, abraçada ao infeliz do Dias Tofolli, num quadro pendurado na parede. Nessa época ele era o presidente da AGU. Aí eu logo conclui, estamos roubados!

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-