terça-feira, 6 de novembro de 2018

[Pensando alto] Texto baldio

Pedro Frederico Caldas

ALELUIA! ALELUIA! VOU ENTRAR PARA A ACADEMIA DE LETRAS!

Meus caros amigos, enquanto a Academia de Letras de Itabuna não convida o grande poeta grapiúna Alberto Duarte Bezerra para engrandecer o seu já magnífico sodalício, lá vou eu com meu jeitinho arranjando minha admissão para uma das mais ilustres academias de letras de que se tem notícia. Trata-se da multicentenária, augusta e veneranda "Academia de Letras de New Castle", minha terra natal. Depois de fazer várias cartas, ter oferecido vários almoços e jantares aos seus membros, para não falar nos preciosos presentes que lhes tenho mandado no mais absoluto sigilo, no estilo mais JBSiano ou odebrechtiano possível, o Presidente, representado pela augusta e elevada figura do escritor Pedro Flávio Mackintosh, me dirigiu o convite, por mim recebido, debulhado em lágrimas.

Depois de apresentar os livros e trabalhos já publicados, dos quais destaco a grande obra "Meus Improvisos", fui considerado hábil a pleitear a cadeira que já foi ocupada por ninguém menos que o grande escritor e poeta satírico João Porfírio Mackenzie. Entretanto, uma condição me foi imposta. Deverei publicar até amanhã, em qualquer tipo de mídia, uma poesia de minha autoria, completamente inédia e da mais alta inspiração.

Atravessarei a noite e a madrugada me desincumbindo dessa honrosa encomenda e a publicarei amanhã nesta página. Podem aguardar. Para quem ainda não sabe, minha terra natal é a linda vila de New Castle, situada em elevações de prados verdejantes, banhada pelo Rio Almadino, localizada entre as High Lands Escocesas (Scottish Haighlands) e a estrada Ilhéus-Uruçuca. Neste ano, lá foi realizado o Centésimo Festival de Gaitas de Fole, evento por mim noticiado nesta página, ocasião em que convidei todas as pessoas de imaginação e bom gosto a se fazerem presentes.

Para aqueles que não leram o meu convite, reproduzo-o abaixo:

CONVITE AOS DE IMAGINAÇÃO E BOM GOSTO: CENTÉSIMO FESTIVAL DE GAITA DE FOLE IN NEW CASTLE

Convido as pessoas de imaginação e bom gosto para participarem do “Centésimo Festival de Gaita de Fole”, a se realizar na encantada vila de New Castle, situada entre as encostas da Highlands escocesas e a estrada Ilhéus-Uruçuca. Nesse lugar de muita quietação e nobreza, todos os anos, no mês de outubro, dia nove, cavalheiros de grande nobreza e estilo se reúnem, vestidos a caráter, envergando kilts (saiotes escoceses) e, entre goles de puro malte, destilado ao calor de turfa extraída da fria e linda Inverness, fazem performances de gaita de fole (bagpipe), tudo se encerrando, quando a lua já declina, com todos entoando Amazing Grace. Em seguida, os nobres cavalheiros se retiram sob o compromisso de voltar no próximo ano. Se você for até lá e não vir nada disso é porque lhe falta imaginação e bom gosto.
Título e Texto: Pedro Frederico Caldas, Aventura, EUA, 6-11-2018

Colunas anteriores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-