domingo, 11 de outubro de 2020

Contra Olavo, Sleeping Giants Brasil aciona investidor internacional

Movimento quer forçar bloqueio da conta do filósofo no PagSeguro

Anderson Scardoelli

Mais um capítulo da campanha estrelada pelo Sleeping Giants Brasil contra Olavo de Carvalho. Defensor do bloqueio da conta do filósofo e escritor na plataforma PagSeguro, o movimento virtual acionou um investidor internacional da companhia. 


“Pedimos o desinvestimento da PagSeguro se continuarem lucrando com discurso odioso que viola o próprio termo de uso [da empresa]”, publicou o grupo no Twitter. Divulgada na noite de sexta-feira, 9, a postagem marcou o perfil da canadense CPP Investments. Segundo o jornal O Globo, o fundo internacional detém pouco mais de 2% da PagSeguro, marca que é controlada pelo brasileiro Grupo UOL. 

Movimento que há meses usa as redes sociais para acusar Olavo de disseminar fake news e discurso de ódio, o Sleeping Giants Brasil já atingiu parte do objetivo de sufocar financeiramente o filósofo. Em agosto, o PayPal, concorrente direto do PagSeguro no segmento de pagamento on-lineexcluiu a conta dele na plataforma. Olavo usa esse tipo de serviço para comercializar seus cursos de filosofia. 

Além disso, o perfil digital tem pressionado anunciantes a “desmonetizarem” o canal de Olavo no YouTube. “Desmonetização” é o termo usado para se referir quando uma empresa retira da campanha de publicidade digital determinado site, blog ou canal de vídeos. 

Contra fake news?

Grupo que se coloca como em prol da “luta coletiva de cidadãos contra o financiamento do discurso de ódio e das fake news“, o Sleeping Giants Brasil parece espalhar notícia falsa. Afinal, conforme indica reportagem da Revista Oeste, o movimento só promove ataques contra projetos relacionados ao pensamento conservador. Antes de Olavo de Carvalho, o alvo da trupe — que até hoje não tem divulgada a equipe responsável pelo projeto, apesar de decisão judicial — foi o Jornal da Cidade Online. 

Título e Texto: Anderson Scardoelli, revista Oeste, 10-10-2020, 19h51

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não aceitamos/não publicamos comentários anônimos.

Se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-