segunda-feira, 26 de abril de 2021

Revista Oeste obriga agência de censura “Aos Fatos” a retirar difamação de “fake news”

Agência de suposto "fact-checking", que permite todas as mentiras da esquerda, atua no âmbito da censura e da difamação. Textos que acusam a revista Oeste de "fake news" terão de ser retirados do ar por decisão judicial


Carlos de Freitas

Nem tudo são mágoas nesses tempos orwellianos que vivemos. A revista Oeste, que vem fazendo um trabalho excelente de análise e cobertura jornalística, venceu na justiça sua primeira batalha contra os censores oficiais da mídia. 

As agências de fact-checking, criadas para amparar as mentiras da mídia oficial, atuam censurando e difamando órgãos de mídia independente. Tudo o que fuja ao discurso padrão inventado pelos jornalistas profissionais é tratado como fake news.

A decisão em favor da Oeste contra a agência Aos Fatos – que terá que retirar os textos em que qualifica as reportagens da Oeste como fake news – foi proferida pelo  juiz Marcelo Augusto Oliveira, da 41ª Vara Cível de São Paulo.

Um trecho da decisão, destacada na matéria da própria revista Oeste, descreve bem a forma como atuam essas agências:

“Tem todo direito o jornalista de informar fatos distintos de outro veículo jornalístico, e de discordar, debater ou contradizer o conteúdo de determinada matéria já publicada. Isso é absolutamente próprio de qualquer regime democrático”, escreveu o juiz. “O que se vê, contudo, nas publicações de autoria da requerida, é que o jornalista foi bem mais além: ele não apenas discordou da informação contida nas publicações da autora, como também já lhe atribuiu caráter de falsidade logo no título da reportagem, com o nítido propósito de retirar-lhe a credibilidade perante os leitores, sem a mínima cautela.”

É uma vitória da liberdade de expressão.

Título e Texto: Carlos de Freitas, Senso Incomum, 26-4-2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-