domingo, 25 de abril de 2021

E sobre o terrorismo na França?

Helena Matos

Chamava-se Stephanie. Tinha 49 anos. Acabava de chegar ao seu local de trabalho: o comissariado de polícia de Rambouillet, uma localidade a 60 quilômetros de Paris. Um homem empunhando uma faca e gritando “Allah Akbar” dirige-se para Stephanie. Faz-lhe dois golpes no pescoço. Ela cai. Morre pouco depois. Aconteceu esta sexta-feira. A partir daí cumpriu-se o guião para este tipo de ataques: o ministro francês do Interior, Gérald Darmanin, declarou a sua solidariedade às forças policiais que diz defenderem os valores republicanos. 

Na véspera do atentado que vitimou Stephanie, o mesmo ministro declarara a sua solidariedade republicana para com os bombeiros atacados em Lille quando combatiam as chamas que consumiam uma creche. Anoitecia quando o incêndio deflagrou numa creche localizada num bairro popular daquela cidade francesa. Várias corporações dirigiram-se para o local. Aí chegados os bombeiros foram atacados. A creche ficou parcialmente destruída. O fogo era de origem criminosa.

Note-se que não há semana em que o ministro do Interior francês não se declare consternado e não expresse a sua solidariedade perante as vítimas de agressões, atentados e violências de toda a ordem. Quando há vítimas mortais Macron visita a família dos falecidos. Como é da praxe em França as cerimónias fúnebres decorrem com solenidade e frases barrocas.

Mas voltemos ao guião que invariavelmente acompanha estes casos: rapidamente surgiu a explicação da “perturbação mental”. Não há atentado levado a cabo pelos fundamentalistas islâmicos na Europa em que não apareça a tese da perturbação mental. O rumo da psiquiatria na Europa é de facto um mistério: para se desculparem os terroristas lança-se sobre os doentes mentais um estigma de violência.

Por fim, temos o silêncio e a menorização por parte do mundo das notícias e dos ativismos. Ou mais rigorosamente por parte das redacções guionadas pelos ativismos.

Onde estão as feministas? E os ativistas das causas acontecidas e por acontecer? O assunto não lhes interessa.

Fora de França, a morte de Stephanie, 49 anos, mãe de dois filhos, passou quase incógnita. Já ninguém se diz Stephanie. Há seis meses quando o professor Samuel Paty foi degolado a escassos quilómetros do comissariado onde Stephanie foi assassinada, ainda houve alguma comoção. Depois fez-se por esquecer e quando em janeiro deste ano um outro professor veio denunciar o clima de medo  e autocensura imposto pelos fundamentalistas  naquela zona foi tratado como lunático. Agora foi degolada Stephanie. Mas vamos fazer de conta que não aconteceu nada.

Começámos por ter medo do outro. Agora temos medo da nossa própria sombra.

Texto: Helena Matos, Observador, 25-4-2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-