sexta-feira, 30 de abril de 2021

Europa rejeita produção agrícola de indígenas brasileiros

Países do Velho Continente alegam que comercializar com índios mancharia sua reputação

Edilson Salgueiro

O líder do Grupo de Agricultores Indígenas, Arnaldo Zunizakae, afirmou nesta quinta-feira, 29, durante participação na tradicional live promovida pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, que países da Europa rejeitam terminantemente a produção agrícola dos indígenas brasileiros. “Produzimos grandes quantidades de soja, milho e feijão, mas nossos produtos têm de ser comercializados de maneira clandestina”, afirmou Zunizakae.

Marcelo Augusto Xavier da Silva, Arnaldo Zunizakae e Jair Bolsonaro. Foto: YouTube

De acordo com o indígena, embora sua tribo, Paresi, produza de acordo com termos estabelecidos por Fundação Nacional do Índio (Funai), Ibama, Ministério Público Federal (MPF) e Tribunal de Contas da União (TCU), as nações europeias não compram os produtos. “Há um tratado que proíbe as empresas de comprarem grãos oriundos de terras indígenas”, acusou o agricultor.

A informação de Zunizakae foi confirmada pelo delegado da Polícia Federal (PF) e presidente da Funai, Marcelo Augusto Xavier da Silva, que também participou da conferência realizada por Bolsonaro. “Há, realmente, preconceito por parte dos europeus. As companhias recusam-se a adquirir os produtos dos indígenas brasileiros porque, segundo eles, isso mancharia sua reputação”, explicou.

Título e Texto: Edilson Salgueiro, revista Oeste, 29-4-2021, 21h22

Relacionados: 
A europeus, Grupo de Agricultores Indígenas rebate Sônia Guajajara 
LIVE com o presidente Bolsonaro, 29 de abril 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-