segunda-feira, 26 de abril de 2021

Irresponsabilidade criminosa

David Manuel Almeida

Ontem (23 de abril), a minha esposa e o nosso amigo, o Kallu, um pinscher miniatura de 3,6kg, foram atacados por um pitbull que corria livremente na via pública sem trela, nem açaime.

O ataque ocorreu no passeio da minha residência.

O nosso pequenino e inofensivo Kallu circulava com trela (como sempre acontece) e pela mão da dona. Regressavam a casa depois da habitual passeata quando, de forma abrupta, foram surpreendidos pela investida do pitbull. A lucidez de minha esposa que ao ver-se atacada pelo possante e descontrolado animal levou-a a, ainda bem, libertar-se do seu amigo. Caso contrário, seria ela a maior vítima da fúria do intratável cão.

Pinscher miniatura, foto: DR

Coitadinho do nosso pinscher... ficou a brotar sangue por todo o corpo. Paralisado... A ganir, muito e muito!... Meteu dó ver tão pequenino animal a sofrer tanto...

Após o ataque, o Kallu conseguiu arrastar-se e esconder-se por debaixo de umas plantas do jardim próximo. E isto só aconteceu porque o irresponsável dono do pitbull apareceu rápido, agarrou e "dominou" a sua fera. Um ou dois segundos a mais e teria acontecido uma maior tragédia.

O nosso cãozinho foi levado de urgência para o hospital de animais onde ficou internado (e a esta hora continua). Foi suturado em várias zonas do corpo. Está ainda paralisado e hoje vai fazer novos exames para avaliar a extensão das lesões e eventuais consequências para o futuro.

Vamos esperar que não tenha graves problemas para a sua vida.

A minha mulher sofreu um valente susto e alguns arranhões. Mas o pior foi ver-se impotente para ajudar, defender, o seu amigo de 15 anos, de tão inusitado e feroz ataque. Ficou traumatizada e está a passar por momentos difíceis.

Uma palavra de consideração ao irresponsável dono do pitbull que esteve sempre presente, desde acompanhar a ida ao hospital, como no momento da consulta.

Desconheço, porém, como se comportará nos dias seguintes...

Que fique claro: ao pitbull não podem ser atribuídas nenhumas "responsabilidades" pelo ato, mas, apenas e só, ao seu irresponsável dono, que não cumpriu nenhuma das obrigações definidas na lei para andar a circular no espaço público na companhia do seu cão.

IRRESPONSÁVEL!

Por isso, este meu post é, acima de tudo, um apelo aos donos de animais para seguirem todas as recomendações por forma a evitarem-se ocorrências deste tipo ou muito mais graves.
Ganhem juízo!

Texto: David Manuel Almeida, Moradores de Massamá, 24-4-2021, 17h35 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-