domingo, 25 de julho de 2021

Deu Gigante! Vascão vence o Guarani por 4 x 1 na estreia de Lisca

O Vasco da Gama venceu o Guarani por 4x1 em São Januário, no jogo que marcou a estreia do técnico Lisca na Colina

Anderson Montalvão

O Vasco da Gama venceu o Guarani por 4×1 em São Januário, no jogo que marcou a estreia de Lisca. A partida, válida pela quarta rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, foi uma das mais disputadas pelo Gigante da Colina, que soube se impor jogando em casa.

Com a vitória, o Cruzmaltino subiu quatro posições na tabela, ocupando a quinta colocação no momento, a apenas um ponto do G4, composto atualmente por Náutico, Coritiba, Goiás e Guarani.

Lisca mandou a campo a seguinte escalação: Vanderlei, Leo Matos, Ernando, Leandro Castan e Zeca; Bruno Gomes (Juninho), Galarza e Marquinhos Gabriel (Sarrafiore); Léo Jabá, Gabriel Pec (Arthur) e Germán Cano (Daniel Amorim).

O Guarani, de Daniel Paulista, jogou com: Gabriel Mesquita, Pablo, Thales, Titi (Lucão do Break) e Bidu; Bruno Silva, Rodrigo Andrade, Bruno Sávio e Régis; Matheus Souza (Andrigo) e Davó.

Primeiro tempo

O Vasco da Gama começou bem o jogo, com uma participação mais efetiva de Marquinhos Gabriel jogando ao lado de Léo Jabá no meio-campo, mas com uma tímida presença de Gabriel Pec e Germán Cano, que poderiam oferecer mais perigo à defesa adversária.

Mas, aos oito minutos, após o goleiro do Guarani errar e sair jogando mal, Léo Jabá tentou de primeira e após o desvio de Bruno Gomes, Marquinhos Gabriel recebeu sozinho e finalizou para abrir o placar para o Cruzmaltino.

Com a vantagem no placar, o Gigante da Colina continuou buscando agredir o Bugre, que também não se intimidou e ofereceu perigo em diversas jogadas, obrigando Vanderlei a fazer muitas e difíceis defesas. Aos 7 minutos, Thales derrubou Léo Jabá na área arrancando um pênalti para o Vasco, convertido facilmente por Cano, que colocou o goleiro pra um lado e a bola noutro.

A partir daí o Vasco teve tranquilidade para administrar o jogo, controlando bem as ações do Guarani, que tentava, mas esbarrava sempre no sistema defensivo cruzmaltino, que mais uma se mostrava sólido para neutralizar as tentativas. E assim terminou o primeiro tempo de um jogo brigado e muito disputado em São Januário.

Em suma, vimos um Vasco mais motivado, buscando construir jogadas e com um meio-campo mais participativo. O destaque individual fica pra Léo Jabá, sem deixar de citar a atuação de Vanderlei. A vitória dará tranquilidade a Lisca para iniciar seu trabalho, e confiança ao time, que está a um passo do G4.

Segundo tempo

No segundo tempo o Gigante não voltou com o mesmo ímpeto, mas o Guarani também voltou mais tímido e o jogo perdeu um pouco da movimentação vista na primeira etapa. Mas, aos 23 minutos, num cruzamento de Léo Jabá para Cano, Bruno Silva, ex-Vasco, cabeceou contra o próprio patrimônio e marcou contra o terceiro do Vascão.

No lance do gol, Germán Cano estava impedido, mas por não ter participado da jogada, o gol foi validado pelo juiz, apesar do assistente ter assinalado a irregularidade. A decisão da arbitragem foi considerada correta pela equipe de transmissão.

O Guarani voltou a lutar pelo resultado e aos 36 minutos, em escanteio cobrado por Andrigo, Lucão do Break venceu Ernando na disputa pelo alto e diminuiu para os paulistas.

Mas o Vasco não desistiu, e na busca pelo quarto gol, Galarza fez um belo lançamento, deixando Léo Jabá na cara do gol, e ele não desperdiçou, marcando o quarto gol. O jogo foi até aos 51 minutos com as duas equipes buscando mais, mas terminou em 4×1 para o Vasco.

Análise

Foi, sem dúvidas, a melhor atuação do Vasco nesta edição da Série B. A participação de dois jogadores fez a diferença para a superioridade do time em campo. Foram Marquinhos Gabriel e Léo Jabá que conseguiram dar equilíbrio ao setor ofensivo, o que não vinha acontecendo até aqui.

A bola não chegou muito a Germán Cano, mas o coletivo funcionou, e isso importa muito. Gabriel Pec, que vinha de boas atuações, fez um jogo discreto aparecendo somente na segunda etapa. Se ele seguir evoluindo, assim como os demais, pode ser que Lisca tenha encontrado o time ideal tendo treinado apenas uma vez a equipe.

Cabe ressaltar que a defesa, apesar de ter evoluído, tomou mais um gol em jogada aérea, o que não deixa de ser motivo de alerta. O novo treinador certamente está atento à situação, podendo corrigi-la.

Melhores momentos

Assista aos melhores momentos da partida no vídeo publicado pelo GE.

Próximo jogo

Agora o Gigante vira a chave para a Copa do Brasil, pela qual enfrentará a forte equipe do São Paulo, quarta-feira (28), às 21h30min, no Morumbi, jogo válido pelas oitavas de final. O São Paulo vem de campanha contestada na Série A, ocupando a 16ª colocação, com 11 pontos conquistados.

Título e Texto: Anderson Montalvão, Vasco Notícias, 25-7-2021, 0h37
Fotos: Vitor Brügger/Vasco da Gama

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-