segunda-feira, 26 de julho de 2021

Vereadora em Lisboa, Vogal no Museu Berardo (e Esposa de António Guterres)

A vereadora da Cultura e das Relações Internacionais da Câmara de Lisboa, Catarina Vaz Pinto, é desde janeiro de 2017 representante do Estado, com o título de Vogal, na administração da Fundação de Arte Moderna e Contemporânea, que gere a Coleção/Museu Berardo – o que, segundo o jornal ‘Observador’, constitui uma violação de uma norma municipal.

Segundo o jornal, um plano interno contra a corrupção publicado pela autarquia em fevereiro de 2017, e ainda hoje em vigor, estabelece como “norma de conduta” para os dirigentes e trabalhadores do município “não solicitar ou aceitar ofertas, convites ou favores que possam influenciar a imparcialidade no exercício das suas funções.”

Uma porta-voz da autarca disse ao ‘Observador’ que Catarina Vaz Pinto, casada com o ex-primeiro-ministro socialista e atual secretário-geral da ONU, António Guterres, “entende que a função não está abrangida pelas normas em apreço, pois tem assento na administração do Museu Berardo “a nível individual” e “não como vereadora ou representante da Câmara”.

Vaz Pinto foi nomeada pelo ministro socialista, Luís Filipe Castro Mendes, em 2017, e confirmada em 2020 pela ministra socialista, Graça Fonseca.

Texto: o Diabo, nº 2325, 23-7-2021

Um comentário:

  1. Mais do "polvo":
    Ana Paula Vitorino foi indigitada pelo Governo (socialista) para presidente da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes e, segundo notícias relativamente recentes, foi aprovada para o cargo pela Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CRESAP), após avaliação curricular e entrevista pessoal.
    Vai auferir no novo cargo um salário bruto de 8 250 euros, "salário ainda maior", segundo Rui Rio (presidente do PSD), do que atribuído a Pedro Adão e Silva, escolhido pelo Governo para comissário executivo das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974.
    Ana Paula Vitorino desempenhou, entre outras, as funções de ministra do Mar, no período de 2015 a 2019, e secretária de Estado dos Transportes, de 2005 a 2009.
    É casada com o ministro de Administração Interna, Eduardo Cabrita.

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-