segunda-feira, 26 de julho de 2021

Chanceleres de EUA, Brasil e mais 19 países repudiam prisões em massa em Cuba

Manifestações contra o regime comunista aconteceram em mais de 40 cidades e deixaram um morto e 600 detidos

Fábio Matos

As chancelarias de Estados Unidos, Brasil e mais 19 países divulgaram um comunicado nesta segunda-feira, 26, no qual repudiam as prisões em massa efetuadas pela ditadura cubana depois da série de manifestações contra o regime comunista na ilha. Os atos ocorreram no dia 11 de julho e foram os maiores registrados no país desde 1994.

Foto: Redes Sociais

Além de EUA e Brasil, assinam o documento representantes dos governos de Áustria, Colômbia, Croácia, Chipre, República Tcheca, Equador, Estônia, Guatemala, Grécia, Honduras, Israel, Letônia, Lituânia, Kosovo, Montenegro, Macedônia do Norte, Polônia, Coreia do Sul e Ucrânia.

“As democracias de todo o mundo estão se unindo para apoiar o povo cubano, conclamando o governo cubano a respeitar as demandas dos cubanos por direitos humanos universais”, afirmou o secretário de Estado norte-americano, Anthony Blinken, ao comentar o posicionamento dos 21 países.

No sábado 24, autoridades da ditadura cubana confirmaram que cerca de 60 pessoas estão sendo processadas por terem participado dos protestos. As manifestações aconteceram em mais de 40 cidades e deixaram um morto e mais de 600 detidos.

Título e Texto: Fábio Matos, revista Oeste, 26-7-2021, 14h17

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-