quarta-feira, 28 de julho de 2021

Para proteção dos garis, Comlurb pede colaboração da população no acondicionamento do lixo

De junho de 2020 a junho de 2021, a Companhia registrou 17 casos de acidentes com perfurocortantes entre garis de coleta na cidade do Rio

Larissa Ventura

Com o objetivo de prevenir acidentes e preservar a saúde dos garis, a Comlurb está promovendo uma campanha de conscientização da população, por meio da imprensa e de suas redes sociais, sobre as formas adequadas de acondicionar e dispor os resíduos perfurocortantes.

Em um ano, de junho de 2020 a junho de 2021, a Companhia registrou 17 casos de acidentes com perfurocortantes entre garis de coleta na cidade do Rio. O mal acondicionamento desses materiais pela população resultou em corte e perfurações das mãos, dedos ou punhos dos profissionais.

Esse tipo de material deve ser enrolado em diversas folhas de jornais, ou colocado em caixas de material rígido, recipientes resistentes ou dentro de garrafas PETs, devidamente sinalizados com o aviso do que se trata, e somente dispostos no dia da coleta.

Internamente, a Companhia também está promovendo reuniões com os trabalhadores para treinamentos e conscientização sobre o assunto. O despejo do lixo fora das caixas e contêineres ou em equipamentos inadequados também pode impactar diretamente em risco ergonômico que resultam em distensões, torções e contusões de membros e outras lesões nos garis de coleta.

Por isso, a campanha também vai abranger a fiscalização de condomínios para que disponibilizem os resíduos em equipamentos adequados, e em pontos de coleta em relação à disposição do lixo. Os contêineres em condomínios e prédios devem ser adequados e em boas condições. Lembrando que a compra e manutenção desses equipamentos são de responsabilidade da administração dos próprios locais. Já o lixo em pontos de coleta, deve ser colocado dentro das caixas metálicas de 1.200 litros disponibilizadas pela Comlurb nessas áreas.

Título e Texto: Larissa Ventura, Diário do Rio, 27-7-2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-