quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

[Observatório de Benfica] As eleições de janeiro de 2022 – ponto de situação

Mário Florentino

Rui Tavares – Na primeira semana dos debates foi considerado a revelação. Continuou em boa forma, embora agora já sem o efeito novidade.  A sua proposta é uma “eco-geringonça” com o PS e o PAN. Veremos se é desta que o teremos no Parlamento ou não. Se não conseguir, aconselhava-o a dedicar-se apenas à investigação e à História.

Cotrim de Figueiredo – Esteve em crescendo em todos os debates. Foi muito bom contra António Costa, e esteve ainda melhor no debate a 9 na RTP. O IL parece estar numa fase de crescimento, e pode ser decisivo para um Governo, se o PSD ficar à frente do PS. O partido transmite credibilidade, e conseguiu atrair nomes relevantes da sociedade civil, algo pouco comum na vida política portuguesa dos últimos anos, e que os partidos tradicionais não conseguem. Poderá ter um grupo parlamentar razoável. 

André Ventura – Esteve muito bem no início, e depois foi em decréscimo de debate para debate. Em qualquer caso, parece-me que mantém o seu eleitorado fiel, e em princípio terá uma excelente votação. A grande dúvida é se vai ficar ou não à frente do Bloco, mas não parece haver grandes dúvidas de que terá um grupo parlamentar forte, talvez com mais de 10 deputados. A comunicação social, salvo raríssimas exceções, continua a desprezá-lo e tratá-lo mal, não se apercebendo que essa atitude só favorece o candidato dito "populista". Estranho jornalismo este.

Inês Sousa Real – Tenta segurar o seu eleitorado, mas cada vez mais sob ataque dos partidos do centro-direita, como se viu no debate a 9. Parece estar em perda, podendo pôr em causa a eco-geringonça do Rui Tavares.

Francisco Rodrigues dos Santos – Esteve muito bem na maioria dos debates, e também no debate com todos. Mostra uma atitude combativa e uma argumentação eficaz. Está a tentar segurar ao máximo o eleitorado de direita, e evitar transferências para o Chega. Será que consegue? Veremos como corre a campanha.

Jerónimo e PCP – Primeiro foi o Jerónimo a ser operado, foi substituído pelo João Ferreira e pelo João Oliveira, um nos debates, outro na campanha. Agora foi o João Ferreira que teve Covid, e é substituído pelo Bernardino Soares (o da famosa gafe sobre a Coreia do Norte). Vamos ver que mais azares terá o PC. No entanto, ter azar cria empatia no eleitorado, o que poderá evitar uma noite eleitoral desastrosa.

Catarina Martins – A posição dela é difícil, depois de ter chumbado o orçamento. Dificilmente os eleitores de esquerda compreendem as vantagens em votar BE face a votar PS, depois desse chumbo. Se ficar atrás do Chega, será complicado aguentar-se na liderança do partido.

Rui Rio – O PSD não tem uma posição fácil, depois da turbulência interna. Precisa de ficar à frente de Costa, mas as sondagens não lhe dão esse lugar. Nos debates esteve em geral bem, e também bem no debate a 9. Parece haver uma certa onda favorável à mudança e a algum crescimento do conjunto dos partidos à direita do PS, e isso pode ser-lhe favorável. No entanto, precisa de ficar à frente do PS, ou de fazer algum acordo com o Chega (se houver maioria no Parlamento de centro-direita), e são dois obstáculos difíceis de ultrapassar, neste momento. A grande vantagem de Rio face a Costa é a imagem de seriedade e honestidade que transmite. Será suficiente?

António Costa – O PS está em clara perda, apesar das sondagens não o indicarem claramente. Nos debates, e outras intervenções, nota-se o cansaço de Costa. Não parece estar com grande vontade de continuar. Parece cansado do país, e o país cansado dele. O facto de dizer que abandona o partido se não tiver condições para governar não lhe é favorável, dando uma imagem de desistência. A possibilidade de ser Pedro Nuno Santos a suceder, e formar nova geringonça, ainda mais esquerdista que a anterior, também poderá roubar alguns votos ao PS. Conseguirá segurar o eleitorado na última semana da campanha?

FICA BEM 👍

“A Família Bélier” (2014). A Netflix continua a presentear-nos com bons filmes. Recentemente tenho descoberto alguns filmes franceses, e o último foi esta comédia dramática do realizador Eric Lartigau. Conta-nos as aventuras de uma família de surdos-mudos, com destaque para a filha adolescente que descobre um talento para o canto e deseja prosseguir o seu sonho. Recomendo.  

FICA MAL 👎

Anabela Neves, e a CNN Portugal. O jornalismo político e os comentadores já tiveram melhores dias. Foi penoso ver a parcialidade de alguns dos comentadores que comentaram os debates da pré-campanha. O sinal mais negativo vai para Anabela Neves, da CNN, que dizia que Costa ganhava todos os debates, mesmo quando era evidente que a sua prestação tinha sido desastrosa.  

Título e Texto: Mário A. Florentino, Benfica, 19 de janeiro de 2022

Anteriores: 
Professor Rebelo comenta os debates 
Resumo do ano de 2021: Vacinas. Testes. Cabrita. 
Professor Rebelo comenta Presidente Marcelo 
A Hora dos Liberais 
Professor Marcelo comenta o PSD e o Presidente 

2 comentários:

  1. No dia 30 de janeiro, se Deus quiser, votarei em quem a Esquerda ODEIA. Não em quem ela CONSENTE.

    ResponderExcluir
  2. FAÇA POR FAVOR UM TÓPICO DA MIGRAÇÃO DO POVO AMERICANO DE ESTADOS DEMOCRATAS PARA ESTADOS REPUBLICANOS.

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-