sábado, 8 de novembro de 2025

Temporal e ventos intensos colocam Rio em Estágio 2; desabamento parcial atinge muro do metrô

O Estágio 2 é o segundo nível em uma escala de cinco e significa que há riscos de ocorrências de alto impacto na cidade

Altair Alves

A cidade do Rio de Janeiro amanheceu sob chuva intensa e rajadas de vento, neste sábado (08/11), em decorrência da chegada de um ciclone extratropical à região. Por conta das condições meteorológicas adversas, o Centro de Operações e Resiliência (COR) colocou a capital em Estágio 2 de mobilização às 6h55.

Segundo o COR, núcleos de chuva moderada a forte se espalharam por diferentes pontos da cidade, com maior intensidade na Zona SulCentro Grande Tijuca. A ventania também provocou impactos no transporte público e nas operações aeroportuárias.

Por volta das 6h30, o MetrôRio informou que parte de um muro cedeu na via entre as estações Coelho Neto e Colégio, na Linha 2. Em razão do incidente, os trens passaram a operar provisoriamente entre Irajá Botafogo. A circulação foi normalizada por volta das 8h30.

No Aeroporto Internacional do Galeão, as operações ocorrem com auxílio de instrumentos devido à baixa visibilidade provocada pelas chuvas.

De acordo com a meteorologia, o céu deve permanecer nublado ao longo do dia, com chuvas fortes, descargas elétricas e rajadas de vento. As autoridades recomendam que a população evite áreas alagadas e fique atenta às atualizações dos órgãos oficiais.

Recomendações:

·         Siga sua rotina, mas fique atento;

·         Acompanhe a previsão do tempo do Alerta Rio e suas atualizações;

·         Mantenha-se informado através dos meios de comunicação e canais oficiais do COR;

·         Todos os cidadãos devem se cadastrar no serviço de alertas da Defesa Civil via SMS. Basta enviar o CEP de casa para o nº 40199, por mensagem de texto. É gratuito!

·         Baixe o aplicativo do http://COR.Rio, disponível para Android ou iOS

·         Se necessário, use os telefones de emergência 193 (Corpo de Bombeiros) e 199 (Defesa Civil).

Título e Texto: Altair Alves, Diário do Rio, 8-11-2025 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-