segunda-feira, 12 de janeiro de 2026

Francesco Farioli renova contrato

FC Porto prolongou o vínculo com o técnico italiano até 2028


O ciclo continua e a ambição mantém-se: o FC Porto e Francesco Farioli acabam de prolongar contrato. Num momento crucial da época desportiva, Clube e treinador chegaram a acordo para manter a ligação nas próximas duas temporadas e meia, até 30 de junho de 2028.

Da equipa técnica do plantel principal passa a fazer parte o adjunto Felipe Sánchez, que até agora desempenhava o mesmo papel na Real Sociedad e que já tinha acompanhado Francesco Farioli no Karagümrük, Alanyaspor, Nice e Ajax. O espanhol junta-se a Dave Vos, Lino Godinho, Lucho González e André Castro (treinadores adjuntos), Callum Walsh (preparador físico), Osman Kul (analista), Iñaki Ulloa e Diogo Almeida (treinadores de guarda-redes).

Francesco Farioli chegou à Invicta em julho e foi eleito Treinador do Mês logo em agosto. Sob o seu comando, o FC Porto completou a melhor primeira volta da história do futebol nacional e ostenta o melhor registo defensivo da Europa: quatro golos consentidos e 13 folhas limpas em 17 jornadas.

Desde que o timoneiro italiano foi apresentado, os portistas somam 23 vitórias, dois empates e duas derrotas, 57 golos marcados e 13 sofridos em 27 encontros oficiais. Na Liga Portuguesa, o FC Porto venceu 16 jogos, empatou somente um e lidera a tabela classificativa de forma isolada com 49 pontos em 51 possíveis - sete e dez à frente dos rivais de Lisboa.

Com Francesco Farioli no banco, o FC Porto só esteve em desvantagem durante 27 dos 1.530 minutos disputados até ao momento no campeonato (1,76% do tempo regulamentar), ganhou todos os desafios fora de portas e atravessa uma sequência de nove triunfos consecutivos na prova.

Na Taça de Portugal o percurso também tem sido imaculado e, à entrada para a penúltima ronda da fase de liga, os Dragões encontram-se em posição de apuramento direto para os oitavos de final da Liga Europa.

O técnico de 36 anos já lançou 25 atletas na presente campanha, dez deles estreantes absolutos com a camisola azul e branca: Jan Bednarek, Alberto Costa, Victor Froholdt, Borja Sainz, Dominik Prpić, Luuk de Jong, Pablo Rosario, Jakub Kiwior, Ángel Alarcón e Yann Karamoh.

Em plena Livraria Lello, ex-líbris da cidade onde já se sente em casa, Francesco Farioli renovou o compromisso com o FC Porto e vai continuar a ser o homem encarregue de liderar os destinos da família portista.

Título, Imagens e Texto: FC Porto, 11-1-2026, 20h28 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-