segunda-feira, 20 de julho de 2015

A Grécia, a esquerda e a história

André Abrantes Amaral
A Grécia corre o risco de assistir ao fim do seu regime; um risco que espreita quando um estado chega às portas da bancarrota.

É possível que a Grécia não vá cumprir o acordado com as instituições europeias. A crise que se evitou em julho voltará em força aos primeiros sinais de alarme vindos de Atenas. Mas uma coisa é certa: nenhum país vai querer ser uma futura Grécia. Ninguém quererá sentir na pele o que os gregos vivem por estes dias.

A Grécia corre o risco de assistir ao fim do seu regime; um risco que espreita quando um estado chega às portas da bancarrota. Sucedeu em Portugal na década de 60 do século xvi, repetiu-se diversas vezes ao longo do século xix e, em 1892, chegou a ser fatal para a monarquia, sem falar do que sucedeu na primeira república. Pelo mundo fora são vários os exemplos de que o endividamento excessivo se torna viral e destruidor, de vidas e de países.

Este assunto tem de ser debatido porque a esquerda, que grita “história” quando fala da Alemanha, fecha os olhos à experiência portuguesa. Fecha os olhos porque lhe interessa, porque o combate à dívida pública obriga a rigor orçamental e ao fim da utilização do Estado para satisfazer interesses eleitorais.

O ensaio do Syriza, que resultou em mais austeridade que antes, mostra-nos que a alternativa de que tanto se fala é a falta de fundos, de dinheiro para pagar pensões, salários e o funcionamento de um estado. Ou seja, o caos. O caos, cuja responsabilidade Tsipras não conseguiu atribuir ao povo e que o obrigou a capitular. Ora o que sucedeu esta semana também será história que não devemos esquecer.
Título e Texto: André Abrantes Amaral, Advogado, jornal “i”, 19-7-2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-