segunda-feira, 5 de setembro de 2011

O Sete de Setembro - Nada a comemorar, pelo menos para os trabalhadores da Varig!

MovJÁ!, Av. Presidente Vargas, 07-09-2009. Foto: JP
José Paulo de Resende
Em 07 de Setembro de 1822 foi proclamada a Independência do Brasil. Uma data histórica e que representa muito para o Povo Brasileiro.
Mas, infelizmente, em mais um Sete de Setembro nós, trabalhadores da Varig, não temos nada para comemorar.
A nossa independência, no caso financeira, há muito tempo parou de existir e com isto foi embora pelo ralo a nossa alegria de viver e a nossa dignidade. A nossa e a de nossas respectivas famílias.
Tanto que cinco dias depois (Dia 12 de Setembro) desta data tão marcante para o Povo Brasileiro, fará cinco anos e cinco meses (65 meses) em que todos os trabalhadores da Varig passam pelas mais difíceis situações financeiras. Sem falar na falta de planos de saúde para os mais velhos, falta de dinheiro para se comprar remédios e etc., etc., etc...
Não há nada para se comemorar neste dia tão importante.
Como podemos nos regozijar pelo Sete de Setembro (Independência do Brasil), se não temos independência alguma.
Estamos colocados há mais de cinco anos em segundo plano para não dizer em planos inferiores.
O que fizeram com a VARIG e conosco (Seus trabalhadores e suas respectivas famílias) foi um Crime de Lesa Pátria.
Mas os senhores e senhoras que ocupam o poder desde 2003 nada fazem para reverter este quadro deveras triste e grave.
Não importa para eles, senhores e senhoras que estão no poder, se pessoas estão passando pelas maiores privações possíveis e se estas pessoas foram trabalhadores de uma das maiores empresas aéreas que este País já teve. Trabalhadores que levaram o nome do Brasil e a Bandeira Brasileira aos quatro cantos do País e aos quatro cantos do Mundo pelas asas da grande Varig. Estas pessoas ajudaram a trazer muitas divisas para a Nação Brasileira. A VARIG era uma grande empresa brasileira que muito contribuiu para o engradecimento do País como um todo assim como ajudou em muito todo o Povo Brasileiro em seus 79 anos de existência.
Um verdadeiro simbolo brasileiro.
Mas eles, senhores e senhoras do poder atual, no entanto vivem dizendo aos quatro cantos do País que Nunca na História deste País houve tanta Justiça Social e tão bem estar para a População Brasileira. Conversa para boi dormir. Muita propaganda e somente propaganda.
Não há respeito siquer, por parte das autoridades deste País, pelo estatuto do idoso, pois a grande maioria dos trabalhadores da VARIG hoje são idosos. Não há o mínimo respeito por este estatuto que foi promulgado pelo governo do Senhor Luiz Inácio Lula da Silva. Grande Ironia não acham?
O judiciário brasileiro (Ministros do STF) continua a retardar um julgamento importante que poderá ajudar a todos os trabalhadores da VARIG. Muitos pedidos são feitos aos importantes ministros do STF por alguns parlamentares brasileiros mas continua tudo em compasso de espera. Algumas autoridades brasileiras contatadas também se dizem sensibilizadas com o terrível drama porque passam milhares de homens e mulheres. Muita sensibilidade, muita conversa de apoio e solidariedade mas estas importantes autoridades só ficam nisto e ponto final.
Só há independência de um País quando o Povo é soberano. Quando existe Justiça Social que não beneficie apenas parte da população brasileira. O que adianta resolver o problema de uma parte da população brasileira (É justo que se beneficie aqueles mais necessitados não resta a menor dúvida) se há outros brasileiros passando por extrema dificuldade? É este o legado que este governo, que se diz dos trabalhadores, está deixando para o País e para as próximas gerações?
Um governo que não respeita decisões jurídicas e que não cumpre as mesmas não merece crédito.
Uma Justiça que tarda julgamentos por entraves e mais entraves, muitos colocados pelo governo atual, não merece a nossa consideração por mais digna que seja.
Que Justiça é esta tão apregoada por Exmos. Magistrados que demoram a julgar processos já ganhos em quase todas as instâncias jurídicas mas que continuam sem solução na corte mais alta da Nação Brasileira (STF - Supremo Tribunal Federal).
É este o legado que Exmos. Magistrados estão deixando para as próximas gerações também?
É preciso que mais trabalhadores da VARIG venham a falecer e não terem o direito de ter os seus direitos de volta nem para suas respectivas famílias? O porque desta Tragédia Silenciosa continuar sem solução? Quem ganha com isto?
Sete de Setembro uma data tão bonita e importante mas infelizmente para não ser comemorada pelos trabalhadores da VARIG e suas respectivas famílias.
Aliás para terminar este texto esta data tão importante não deve ser comemorada pela maioria do Povo Brasileiro que assiste horrorizado, mas muito passivamente aos demandos, falcatruas e corrupção que se alastra pelo Brasil afora. Pobre Povo que assiste passivamente a riqueza da nação se esvaí nos ralos da Corrupção e nada faz.
Título e Texto: Comissário Aposentado VARIG Paulo Resende.
José Paulo de Resende.
Um cidadão brasileiro desrespeitado e humilhado pelo governo Brasileiro assim como milhares de homens e mulheres que lutaram e trabalharam pela grandeza deste País e contribuiram em muito para esta riqueza, mas que infelizmente agora estão jogados as traças e esperando a morte chegar sem nenhuma dignidade.
Edição: JP

Manifestação do Movimento ACORDO JÁ! no dia 7 de setembro de 2009, na Candelária, Avenida Presidente Vargas e Copacabana...

5 comentários:

  1. Nunca na História deste País tantos trabalhadores foram humilhados e seus direitos vilipendiados pelo Governo dito dos Trabalhadores

    ResponderExcluir
  2. De Claudio Ribeiro>
    Bom dia.
    Prezado José Rezende, estamos juntos, solidários, na árdua luta dos companheiros trabalhadores da VARIG.
    E, por extensão, também aos milhões de trabalhadores do mundo inteiro desempregados, vilipendiados pelo detentores do capital explorador, torturados, sofridos, jogados à própria sorte.

    Basta volvermos o olhar para o planeta, para constatarmos a degradante situação dos trabalhadores. Na velha Europa, na Ásia, no Oriente Médio, na África, na América Latina e na sede do próprio império mundial, os EUA. Por toda a parte, os trabalhadores pagam a altíssima conta dos desmandos dos donos do capital, com os bolsos locupletados por conta dos trilhões de dólares generosamente doados pelos tesouros dos Estados nacionais após a débâcle de 2007/2008.
    Saudações,
    Cláudio Ribeiro, de Casimiro de Abreu, RJ.

    ResponderExcluir
  3. De Paulo Resende:

    Vc amigo Claudio como sempre solidário e um verdeiro gentleman. Muito obrigado. Os trabalhadores da VARIG lhe agradece assim como aos sindicalistas do Sindipetro que sempre nos ajudaram em nossa luta.
    Infelizmente grande amigo Petroleiro os senhores donos do poder não estão nem aí para com o Povo Brasileiro. Se eles não estão nem aí para o Povo imagina então para nós que somos uma pequena parcela de trabalhadores da VARIG.
    Obrigado pelo apoio e solidariedade a todos nós trabalhadores da VARIG.
    Se precisarem de mim estarei pronto também para fotografar e filmar as manifestações de vcs Petroleiros. Aliás eu já faço isto. É uma maneira de eu e todos os trabalhadores da VARIG agradecerem a vcs pela ajuda e solidariedade.
    Abraços fraternos do amigo Variguiano e Cruzeiro do Sul Paulo Resende.
    Nossa luta continua e a de vcs Petroleiro continua ainda mais.
    Fique vc e todos os Petroleiros Brasileiros na PAZ DE DEUS.
    Paulo Resende

    ResponderExcluir
  4. De Oswaldo Colombo Filho:
    Meu caro Jim a nenhum homem decente há o que comemorar no reino do escárnio aos direitos civis.
    Oswaldo

    ResponderExcluir
  5. O pessoal do MovJÁ! e OUTROS, claro!, deveriam estar no desfile na Av. Presidente Vargas... ;)

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-