terça-feira, 21 de agosto de 2018

O que disse Centeno sobre a “saída limpa” de Portugal e, agora, da Grécia

Rafaela Burd Relvas

"O crescimento económico foi retomado", diz Centeno do Eurogrupo sobre a Grécia. "A economia portuguesa apresenta um crescimento anémico", dizia Centeno ministro sobre Portugal.


2 de dezembro de 2015, Mário Centeno subia ao púlpito da Assembleia da República para fazer a primeira intervenção enquanto ministro das Finanças. O Centeno de então era ministro há uma semana e não estava impressionado com o desempenho de Portugal, muito menos com a “saída limpa” do programa de assistência financeira anunciada por Pedro Passos Coelho um ano e meio antes.

Mas o Centeno de então não está hoje no Eurogrupo. “O resultado pequeno para uma propaganda enorme” que via em Portugal transformou-se num “regresso ao normal” e numa “recuperação do controlo” na análise que faz agora da Grécia. E o “crescimento anémico” que via na economia portuguesa transformou-se na “retoma” do crescimento económico que vê na Grécia.

“Hoje é um dia especial para a Grécia. O seu programa de assistência chega ao fim depois de um caminho longo e sinuoso, através do qual todos aprendemos as nossas lições. Mas isso, agora, é história. Hoje, o crescimento económico foi retomado, estão a ser criados novos empregos, há um excedente orçamental e comercial, a economia foi reformada e modernizada“, disse o Centeno de hoje, num vídeo publicado no Twitter, a propósito do final do terceiro programa de ajuda financeira à Grécia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-