quinta-feira, 23 de agosto de 2018

A Coca-Cola vai deixar o Brasil por causa do presidente Temer?

Gilmar Lopes

É verdade que a multinacional Coca-Cola ameaçou deixar o país caso o presidente Temer não volte atrás no aumento dos impostos na Zona Franca de Manaus?

A notícia surgiu no dia 21 de agosto de 2018, após uma reportagem publicada no site da Folha de São Paulo. De acordo com o texto que se espalhou através das redes sociais, a Coca-Cola teria “colocado o governo contra a parede”, ameaçando deixar o Brasil caso o presidente não volte atrás no aumento do IPI e que sejam reduzidos os subsídios para a Zona Franca de Manaus!

A reportagem ainda diz que se Michel Temer não atender ao pedido da multinacional, a Coca-Cola irá se mudar para a Colômbia, onde os incentivos fiscais são melhores.

Será que isso é verdade?


Verdade ou mentira?
O assunto foi um dos mais comentados nas redes sociais naquele dia, mas foi desmentido pela própria fabricante de refrigerantes. Em nota, a Coca Cola Brasil disse que o compromisso com o Brasil é “sólido e de longo prazo, em uma trajetória que já soma 76 anos“. Além disso, a empresa explicou que não “trabalha com ameaças”.

Leia a nota, na íntegra, onde a Coca-Cola explica também que suas fábricas e redes de distribuição empregam 54 mil pessoas diretas e outras 600 mil indiretamente, tanto na produção quanto na distribuição de 213 produtos e 20 marcas e que investiu R$ 3 bilhões somente esse ano no Brasil:

“Reiteramos que a Coca-Cola Brasil não tem planos de deixar a Zona Franca de Manaus, de onde, há 28 anos, sai o concentrado utilizado na produção de várias de nossas bebidas pelas 36 fábricas instaladas no país. O nosso compromisso com o Brasil é sólido e de longo prazo, numa trajetória que já soma 76 anos.

Nossos valores e práticas incluem diálogo e transparência com governos e com a sociedade brasileira. Não trabalhamos com ameaças.

Em todo o Brasil, o Sistema Coca-Cola emprega 54 mil pessoas direta e outras 600 mil indiretamente na produção e distribuição de 213 produtos de 20 marcas. Só este ano nosso investimento no Brasil foi de R$ 3 bilhões, seguindo o mesmo patamar de 2017.”

Conclusão:
De acordo com a própria empresa, não há planos da Coca-Cola deixar o país!
Título, Imagem e Texto: Gilmar Lopes, E-Farsas, 22-8-2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-