sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Hoje começa a campanha na TV e no Rádio

Cesar Maia

Hoje, começam as veiculações, pela televisão e rádio, das candidaturas. Hoje, há senador, governador e deputado estadual.

Ilustração: Regi Soares
Este será um teste importante porque as ruas estão silentes. A taxa daqueles que não apontam candidatos é muito alta, 50%, 60%. E a televisão, em geral, desperta o eleitor para a própria campanha eleitoral. É como se o eleitor só soubesse que haverá campanha eleitoral no momento em que a televisão entra.

Mas, neste momento, há uma dúvida se a entrada da televisão produzirá, como produziu em eleições anteriores, o envolvimento do eleitor ou vai manter esse quadro desaquecido, como tem sido até agora e os institutos de pesquisa têm demonstrado.

Para se ter ideia, na eleição para governador de MG, mais de 50% não marcam candidato nenhum. Branco, nulo, não sabe, não respondeu. Mesmo no caso na eleição presidencial, quando se apresenta a lista de nomes, parece que brancos, nulos, não sabe, não respondeu, diminui, mas não é assim. É que são muitos nomes para a pessoa optar e vai se marcando.

Eu diria que a probabilidade, nesta eleição para presidente e governador, de os votos brancos, nulos, de a abstenção alcançar 40% ou mais é muito grande. No caso de senador, provavelmente. O que se vê, curiosamente, é que no primeiro voto e no segundo voto a porcentagem daqueles que não marcam candidato algum é semelhante. Como são dois votos, no final, se tem algo em torno de 50%.

É uma situação que vai nos levar a acompanhar com muito cuidado. Os institutos que fizerem pesquisas a partir do final da semana que vem já poderão indicar de que maneira o leitor tende a se comportar. Se haverá uma tendência à participação, mobilização, ou se esse quadro de inércia se manterá até o final da eleição.
Título e Texto: Cesar Maia, 31-8-2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-