quarta-feira, 21 de outubro de 2020

[Diário de uma caminhada] Mia Couto e José Eduardo Agualusa


Gabriel Mithá Ribeiro 

Em 2019, Mia Couto e José Eduardo Agualusa deram uma entrevista conjunta ao jornal online Observador execrando Jair Bolsonaro, o presidente do Brasil eleito em 2018. O detalhe é o de um e outro intelectuais e escritores dirigirem encómios a sanguinários africanos com provas dadas, como Samora Machel. Condenam um presidente brasileiro democraticamente eleito por crimes que imaginaram que cometerá num futuro qualquer que nunca chegará enquanto apagam das suas memórias crimes hediondos em que são cúmplices pelo silêncio ou ativismo. 

Mia Couto é ostensivo. Parece que nada sabe sobre a violência das aldeias comunais, dos campos de reeducação ou da purga da Operação Produção (1983), tudo demasiado óbvio em Moçambique nos tempos do seu herói comunista, Samora Machel. Agualusa é contorcionista no seu africanismo. 

Ver gente que dorme tranquila por cima de milhões de cadáveres africanos, da fome e da miséria do tempo histórico que veneram, o saído das revoluções progressistas e suas inevitáveis e prolongadas sequelas, sem a mínima consciência de culpa, remorsos ou arrependimentos é intrigante. Vê-los ter sucesso cívico é arrepiante. O que escrevem é lá com eles. 

Mas a destruição de África não é um mistério literário ou intelectual, nem o assassínio e a expropriações violentas de portugueses inocentes há cerca de quarenta que eles fingem ser justificáveis, naturais ou inexistentes. 

A culpa do lastro sanguinário que disfarçam vai para meio século é, pelos vistos, do Trump, do Bolsonaro ou do Ventura. É justo continuar a suportar tais sujeitos? 

Título: Gabriel Mithá Ribeiro, 20-10-2020 

Anteriores:
A ilegitimidade irreversível do regime do Prof. Marcelo, Dr. Ferro Rodrigues, Dr. Costa e Amigos. A IV República Portuguesa será inevitável
Obscurantismo e ignorância acachapantes de Ana Gomes, Marisa Matias, Marcelo e «tutti quanti»
[Diário de uma caminhada] Apresentação

9 comentários:

  1. Investiguei a linha do tempo do Face Book de 6 pessoas que diariamente publicam contra o governo atual do Brasil. Não vou tecer comentários sobre suas posições atuais. Porém após 4 dias vendo suas publicações passadas, NUNCA HOUVERAM POSTAGENS CONTRA OS GOVERNOS ANTERIORES.
    A apatia demonstra que são pessoas socialistas de carteirinha.
    Não ligo para o passado mas sim para a coerência. Um exemplo prático é o AERUS cantado em prosa e verso, onde a culpa de diversos governos anteriores não lhes causa ânsias de vômito e certezas. A VARIG era uma empresa Corrupta. Seus voos para Angola, Costa do Marfim, Nigéria e Moçambique era subsidiados pelos governos brasileiros. Cansei de voar voos pagos pelos Correios com paletes vazios para Manaus afim de voltarem repletos de eletrônicos oriundos da Zona Franca manauara. Não temos grandiosidade. Brasileiro adora impunidade e denúncias vazias.

    Trocam apenas suas roupas de baixo mas continuam com suas fantasias.
    bom dia

    ResponderExcluir
  2. Eu não entendo portugueses criticando governo brasileiro, o que se lhe dá?
    Ser a favor ou contra não é de sua seara, como o governo português não é da nossa!
    Não me vejo criticando governo português, como acho atrevimento, e interferência portugueses palpitando no governo Brasileiro!
    O que se lhe dá?
    Ao Trump, ainda é aceitável ambos emitirem opinião, contra ou a favor, devido à posição de influência americana na política mundial, mas, Portugal e Brasil,o que se lhe dá?
    A minha última crítica direta ao presidente do Brasil, foi na eleição!
    E fui taxativo, que não era melhor nem pior do que Lula, e que os dois se mereciam!
    Dividi minha crítica, de forma equânime aos dois, só esqueci de dizer na época, que por pior que foi a Dilma, era melhor que qualquer um dos dois.
    Ou três,incluindo Temer!
    E disse mais á época da eleição de Bolsonaro, que não gostava dele,não como presidente, mas como ser humano.
    Ele era a personificação de tudo o que combati durante a vida, mesmo que conseguisse ser um razoável presidente.

    E,até prova em contrário, parece que não me enganei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi este comentário. Ou, se entendi, ele deveria estar noutro local (ou outros locais).
      Quando Gabriel Mithá Ribeiro – autor detestado pelo comentarista acima – afirma “A culpa do lastro sanguinário que disfarçam vai para meio século é, pelos vistos, do Trump, do Bolsonaro ou do Ventura. É justo continuar a suportar tais sujeitos?” ele quer significar, com muita razão, que governantes portugueses, como não são capazes de cuidar da sua gente, além de CULPAR a sua própria gente, vão distraindo-a, através da mídia devedora e a serviço, com os diabos e diabólicos culpados de todos os males atuais da humanidade: Trump, Bolsonaro, Órban e qualquer um e outro que NÃO SEJA DE ESQUERDA!

      Portanto, julgo que o comentarista acima deve canalizar e postar a sua justa indignação (nacionalista e/ou patriótica), nas caixas de comentários de:
      - Deustche Welle Brasil;
      - El Pais Brasil (este me dá arrepios);
      - BBC Brasil.

      Tem também as agências de notícias (TODAS ESTATAIS e de ESQUERDA):
      - Agência Lusa;
      - Agência Reuters;
      - Agência France Presse.

      Excluir
    2. jim,

      Das coincidências;
      Sem que pretendermos, as opiniões de Gabriel,a minha e a tua , acabam tendo muito em comum na crítica aos detratores de Bolsonaro na terra portuguesa. , Salvo, os termos diferenciados acabam dizendo quase a mesma coisa.
      Vide;

      “Em 2019, Mia Couto e José Eduardo Agualusa deram uma entrevista conjunta ao jornal online Observador execrando Jair Bolsonaro, o presidente do Brasil eleito em 2018. O detalhe é o de um e outro intelectuais e escritores dirigirem encómios a sanguinários africanos com provas dadas, como Samora Machel.”

      “Eu não entendo portugueses criticando governo brasileiro, o que se lhe dá?
      Ser a favor ou contra não é de sua seara, como o governo português não é da nossa!
      Não me vejo criticando governo português, como acho atrevimento, e interferência portugueses palpitando no governo Brasileiro!”

      “...como não são capazes de cuidar da sua gente, além de CULPAR a sua própria gente, vão distraindo-a, através da mídia devedora e a serviço, com os diabos e diabólicos culpados de todos os males atuais da humanidade:..”

      E NÃO DETESTO O PROF. MITHÁ, APENAS PENSO QUE ELE LEMBRA OLAVO DE CARVALHO, QUE POR VEZ É UM PROJETO DE PAULO COELHO,MAL ACABADO!
      DETESTO, SIM, O “ASTRÓLOGO MODELO”!
      E O ILUSTRE PROFESSOR ARTICULISTA, SE OCUPA UM POUCO DEMAIS, DA POLÍTICA ALÉM MAR SEM VIVÊ-LA, JUSTAMENTE O QUE CRITICA NOS SEU CONTERRÂNEOS.

      Excluir
  3. PS; Para mim, não interessa a corrente ,seja socialista ou capitalista, se o cara não for do bem ,não interessa onde ele se posiciona politicamente,será um governo do mal.
    Só um homem do bem fará um governo do bem!
    Ou vão querer me convencer que o diabo (se ele existisse!),sendo ele,socialista ou capitalista seria capaz de governar bem ,no interesse dos governados?
    Ah! Conta outra ...que esta é para pseudos intelectuais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Durante os seus anos de Face book, jamais criticaste a corrupção petista.
      Isso me basta...

      Excluir
    2. NEM A DO BOLSONARO...NO FACE BOOK NÃO CABEM PROVOCAÇÕES MENORES

      Excluir

    3. PS.: MAS, SE MINHA VISÃO SOBRE O ASSUNTO NÃO FOI SIMPÁTICA, PROMETO, NÃO MAIS INTERFERIR, COM MINHA OPINIÃO NOS ESCRITOS DO ILUSTRE PARCEIRO NO CÃO...!

      Excluir
  4. VIDE AQUI NO CÃO...http://www.caoquefuma.com/2018/01/me-infiltrei-e-fui-saber-quem-e-este.html

    SÓ NÃO ENTENDO PORQUE MINHA A OPINIÃO É TÃO IMPORTANTE P VC,CHEGA SER PESSOAL E CONSTRANGEDOR. EU NEM GOSTO DO TIPO QUE VC FAZ ,CREDO!

    Anônimo26 de janeiro de 2018 11:03
    Na verdade, eu nem quero saber se lula vai ou não preso!
    Nem quando!
    Eu fico "puto" ao ver dentro das minhas relações, defensores fanáticos, ou acusadores radicais, alegando razões ideológicas.
    A verdade, é que eu gostaria de entender, por que (ELE) ainda tem tanto apoio?
    Afinal é um bandido comum, gente rasteira, nem merece tanta polêmica!
    Recebe manchetes no mundo inteiro, e cadeia? Nada!
    Vai ficar por aí feito zumbi?
    Por estas e outras que digo, política é a arte irracional de convencer aos outros de que vale tudo.
    Até morrer e ficar insepulto, cheirando mal, e provocando discussões acaloradas.

    Por muito menos ,tem gente apodrecendo nas cadeias.
    paizote

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-