quarta-feira, 29 de julho de 2015

Guia prático para o Windows 10, o novo (e último) sistema operativo da Microsoft

Observador
A Microsoft acaba de lançar o Windows 10. A atualização é gratuita para quem tem o Windows 7, 8 ou 8.1. No Observador já o experimentámos, para lhe deixar este guia prático para o dia 1.


Esta quarta-feira é dia de lançamento do Windows 10. A nova aposta da Microsoft em sistemas operativos é, também, a última.

Não, o Windows não vai acabar. Mas a multinacional vai passar a desenvolvê-lo de forma contínua, publicando atualizações e criando funcionalidades ao longo do tempo (abandonando a lógica de lançar uma nova versão do Windows a cada três anos). O projeto é ambicioso. A Microsoft quer 1.000 milhões de dispositivos com o Windows 10 até 2018.

Por cá, no Observador, já o experimentámos. Para facilitar a atualização, preparámos este guia com tudo o que precisa de saber. Bom trabalho!

A atualização é gratuita? Para sempre?
A atualização para o Windows 10 é gratuita durante um ano. Pode atualizar os seus dispositivos livremente até 29 de julho de 2016. A licença é vitalícia. Mesmo no final desse período poderá continuar a usar gratuitamente o sistema operativo — desde que já tenha feito a atualização.

No entanto, a oferta da Microsoft é apenas para computadores pessoais. A versão empresarial do Windows 10 não é gratuita.

Quem pode atualizar para o Windows 10?
Qualquer utilizador com uma licença genuína do Windows 7, Windows 8 ou Windows 8.1

Quando posso atualizar?
Em junho, grande parte dos utilizadores de Windows 7, 8 e 8.1 foram convidados a fazerem pré-reserva da atualização. Se já reservou o Windows 10, a Microsoft irá, entretanto, notificá-lo para descarregar e instalar a atualização — no entanto, a empresa já anunciou que não o fará para toda a gente em simultâneo. Por isso, poderá ainda ter de esperar alguns dias. De qualquer forma, deverá conseguir forçar a atualização do sistema operativo a partir do site da Microsoft.

O que devo fazer antes de atualizar?
Antes de tudo, deve fazer uma cópia de segurança dos seus documentos e ficheiros importantes, para garantir que não perde nada durante o processo de instalação. Depois, deverá confirmar se os programas que tem instalados no dispositivo são compatíveis com a nova versão do Windows.

Sendo um sistema operativo muito recente, é provável que ainda tenha certas incompatibilidades e erros. Normalmente, a empresa trabalha com os principais programadores para desenvolver programas compatíveis com estas novas versões, mas não há garantias de que todos os seus programas corram no novo sistema.

O Observador conhece já dois programas que causam incompatibilidades graves no funcionamento do Windows 10: o COMODO Firewall e o AVIRA Free Antivirus, que podem impedir o normal arranque do Windows 10. Mas é provável que existam mais. Assim, antes de atualizar, deve desinstalar estes programas — se os tiver instalados — ou outros programas do género para prevenir eventuais problemas. Vá também consultando os sites das marcas para se manter ao corrente de novas versões que corrijam os problemas de incompatibilidade.

A atualização formata o meu computador?
Não necessariamente. Durante o processo é-lhe dada a escolher uma de três opções:
1.       Atualizar e manter todos os documentos, aplicações e programas instalados;
2.       Atualizar, apagando todos os programas e aplicações mas mantendo os ficheiros pessoais;
3.       Formatar o computador e fazer uma instalação limpa do Windows 10.

Os dispositivos mais recentes deverão permitir atualizar o Windows e manter todos os ficheiros, programas e aplicações já instalados no disco. No entanto, alguns PC’s não suportam essa opção. Essa é uma das razões pelas quais aconselhamos que faça uma cópia dos seus documentos mais importantes.

Como obtenho o Windows 10?
Já fez a cópia de segurança? Então o próximo passo é proceder à atualização através da aplicação “Obter o Windows 10″. Aceda a partir do ícone junto ao relógio e todas as instruções lhe serão dadas ao longo do processo, se a atualização já estiver disponível para si. Caso não tenha essa aplicação, significa que não atualizou o seu dispositivo recentemente. Procure por “Windows Update” e procure, transfira e instale todas as atualizações pendentes. Pode também forçar a atualização para o Windows 10 a partir do site da Microsoft.

O que devo fazer durante a instalação?
À partida, depois de iniciada a instalação, não terá de fazer nada. Não se esqueça de ligar o aparelho à corrente elétrica para garantir que a bateria não se esgota e que o processo não é interrompido. A instalação deverá demorar entre 30 minutos e uma hora, variando de acordo com o desempenho da máquina.

Se comprar um computador novo, ele já vem com o Windows 10?
Por enquanto ainda não. Num futuro próximo, os novos aparelhos já trarão o Windows 10 instalado de origem. Porém, se adquirir um novo aparelho nos próximos dias, uma das primeiras opções durante a configuração inicial do sistema será a de atualizar o sistema operativo. A partir desse momento, passará a correr a última versão do Windows.

Tenho vários dispositivos. Posso atualizar todos?
Sim, pode. Cada licença válida de Windows 7, 8 e 8.1 garante, durante um ano, uma licença genuína gratuita de Windows 10.

Estou com dificuldade e ainda tenho dúvidas. O que faço?
Prefere não arriscar? Ainda tem dúvidas? Nesse caso, pode optar por auxílio profissional numa loja especializada. A Microsoft está também a disponibilizar ajuda por telefone ou chat. 
Título e Texto: Observador, 29-7-2015

5 comentários:

  1. Continuo com a dúvida se vale a pena sair do 7 e ir para o 10.

    ResponderExcluir
  2. Oi,
    Tinha o 7 na máquina que deu o berro e ao trocar de equipamento optei por um com o 8.1
    Estou satisfeito. Talvez gostasse mais do 7 pelo menu, mais parecido com o XP…
    “Reservei” o 10 e, com certeza, o instalarei na minha máquina. Estou indeciso entre a primeira e terceira opção… Gosto de instalar o SO-Sistema Operacional a partir do zero e depois da formatação (limpeza) do disco rígido. Mas, imperando a preguiça e uma certa falta de tempo, muito provavelmente optarei pela primeira.

    ResponderExcluir
  3. Agradeço a explicação. Fiz a reserva.
    Pereira

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-