sexta-feira, 7 de abril de 2023

[Foco no fosso] Ninguém furta sargento

Haroldo Barboza

Nos últimos 5 anos, o furto de cabos de cobre e similares vem aumentando de forma exponencial. A todo momento trens atrasam ou param por horas.


Internet a cabo também sofre em escala menor. Semáforos em esquinas bem movimentadas passaram a registrar diversas colisões (motorista irresponsável não dá uma paradinha para ver se tem veículo chegando na transversal) até com vítimas fatais. 


Em muitos casos os defeitos são por manutenção inadequada nos equipamentos que dependem dos cabos aéreos. Investir em cabos subterrâneos não consta no planejamento de empresas que só aprimoram os canais de arrecadação. 


A partir de 2022, toda vez que ocorre uma falha no funcionamento de algum serviço, elas emitem nota citando que a causa foi “furto de cabo; estamos repondo os mesmos”.  


Pagadores por serviços incompletos, buscam a causa de tantos furtos na ineficácia da polícia, que pela ausência frequente, contribui com mais de 50% destas ocorrências.  


Muitos alegam com razão, que não é possível colocar um policial a cada duas esquinas dos centros urbanos em 3 turnos de 8 horas. Teríamos de contratar mais de 10.000 policiais (RJ) só para isto. Imagine a quanto iriam os impostos já elevados. 


Mas podemos colocar uma câmera na frente de cada ferro-velho! 

No RJ não encontrei mais de 25 estabelecimentos desta atividade. 


Numa central de monitoramento, 4 policiais (em 3 turnos) estariam observando entradas/saídas de caminhões, triciclos, carrinhos de compras e tudo mais que tivesse rodas e transportando ferros amarrados. 


Percebendo alguma anormalidade (chegada de material após 18h é uma delas, bem como de portões com aparência de novo), acionaria uma patrulha no bairro para conferir se a carga suspeita tem nota fiscal, endereço de origem, telefone do remetente e algo mais que permita concluir a lisura ou não do material que chegou há dois minutos e ainda pode estar na balança. 


Em fazendo isto com seriedade, certamente umas três “empresas” seriam fechadas em três semanas e os furtos seriam reduzidos talvez em 90%. 


Será que algum interesse escuso impede a implantação deste processo simples e barato?  


Nossa sociedade é um colosso. Sobrevive no fundo do poço.

Título e Texto: Haroldo Barboza, Vila Isabel, Rio de Janeiro, abril de 2023 


Informática em domicílio - 90´
Via e-mail e WA (21-99694-2756)
Autor dos livros: Brinque e cresça feliz (educativo) e Sinuca de bico na cuca (aguardando patrocínio).

Anteriores: 
Vai comprar ingresso antecipado? 
Tiro sem alvo 
Terceiro plano 
Haja coragem 
[Foco no fosso] Tecle “ESC” para esc... apulir 
Melhor ter um celular reserva 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-