sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

[Foco no fosso] Haja coragem

Haroldo Barboza

As chuvas de 7 de fevereiro causaram enormes estragos na combalida capital do Estado do Rio de Janeiro e alguns municípios adjacentes. Até este momento foi noticiado que seis pessoas faleceram arrastadas pelas enxurradas ou desabamentos de casas nas encostas não fiscalizadas. Fora mais uns dez desaparecidos. 

O volume de água que caiu sobre a nossa cidade em quatro horas, superou o que era previsto para o mês inteiro. As causas são as mesmas dos últimos setenta anos: falta de planejamento, obras sem manutenção, obras em andamento (velocidade de tartaruga), obras interrompidas (material abandonado ajuda a entupir vias de escoamento), bueiros sem limpeza bianual e falta de orientação maciça para que o povo saiba onde colocar o lixo caseiro (e que aprenda a cobrar seu recolhimento regular).

Um taxista comentou que até a Praça da Bandeira, possuindo um tanque subterrâneo para armazenar milhares de litros, não deu vazão ao temporal agressivo. Sem possibilidade de conferir a obra, mas conhecendo nossos governantes, concluímos que o tanque deve ter sido faturado pelo triplo do preço, com metade do volume prometido e as vias para coletar estas águas, devem estar tão entupidas quanto os ralos das ruas.

Nestes momentos de destruição generalizada, o Governador (que passa por cima dos “rios” voando), anuncia que “medidas” de ajuda aos prejudicados estão previstas e que alguma comissão vai implantar obras de contenção nas encostas que cercam as cidades.

Esperamos que a tal “comissão” não seja a mesma que no ano de 2021 anunciou mutirão total para recuperar Petrópolis de evento similar ao de nossa localidade. O retrato atual desta região dá dó. Se os moradores não tomarem iniciativa, a lembrança do caos ficará viva por dezenas de anos.

Gostaria de sugerir que a equipe a planejar tais projetos seja a que já está recuperando o sambódromo (virou riacho) para dar tempo das escolas (de samba, claro) encontrarem um cenário de alta qualidade para que o Carnaval encante os turistas que ainda possuem coragem em nos visitar.

Nossa sociedade é um colosso. Sobrevive no fundo do poço.

Título e Texto: Haroldo P. Barboza – Vila Isabel/RJ – fevereiro 2023

Relacionado: 
Rio de Janeiro vive terça-feira de caos em dia de fortes chuvas 
Anteriores: 
[Foco no fosso] Tecle “ESC” para esc... apulir 
Melhor ter um celular reserva 
Tornando-se nobres 
[Foco no fosso] Por falta de datas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-