quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

Rio de Janeiro vive terça-feira de caos em dia de fortes chuvas

O Governador Cláudio Castro pediu que a população fique em casa. Aos que estão nas ruas, Cláudio Castro pediu cautela

Patricia Lima

O governador Cláudio Castro (PL) emitiu um comunicado, nesta desta terça-feira (7), sobre as fortes chuvas que caem na capital fluminense e em diversos pontos do Estado do Rio. O governador destacou que as equipes da Defesa Civil estão de prontidão, para ajudar a população fluminense no que for necessário.

Lagoa Rodrigo de Freitas

Castro disse ainda que já falou com vários prefeitos fluminenses sobre a estruturação de uma rede de apoio em caso de urgência. Eduardo Paes (PSD), do Rio de Janeiro; Maíra Branco (Pros), de Silva Jardim; e Capitão Nelson (PL), de São Gonçalo, foram as autoridades citadas.

O chefe de Executivo estadual fez um apelo à população para que fique em casa. Às pessoas que estão nas ruas, Castro pediu que procurem lugares seguros como abrigo. “O momento é de atenção e cautela,” disse o governador.

As chuvas que atingiram nesta terça-feira no Rio de Janeiro impactaram, de forma intensa, vários pontos da cidade. No Centro, a Rua do Ouvidor ficou completamente alagada. O salão da tradicional Confeitaria Manon ficou debaixo d´água. Estabelecimentos comerciais com subsolo foram bastante afetados. Caso do Shopping Center Paço do Ouvidor, que ficou completamente alagado. Além disso, centenas de pessoas que saíam do trabalho tiveram que esperar embaixo de marquises ou voltar para os estabelecimentos de onde saíram.

Confeitaria Manon, Rua do Ouvidor

Rua do Ouvidor

Na Zona Sul, a Lagoa Rodrigo de Freitas transbordou. As águas invadiram a calçada, chegando até o Bar Lagoa. Em Copacabana, pontos da Avenida Atlântica ficaram alagados. Em um vídeo é possível ver o hall de um edifício alagado.

Na Zona Norte, parte do teto do Shopping Nova América, em Del Castilho, caiu. Na Tijuca, o subsolo do Shopping Tijuca também foi afetado. A Leader Magazine teve que fechar porque a chuva caiu no sistema elétrico da unidade. No bairro do Riachuelo, a Rua 24 de Maio virou um rio, por onde os carros não podiam passar. A estação de trem do Méier, por sua vez, ficou cheia d’água.

Shopping Nova América

Rua 24 de Maio, Riachuelo

Há relatos de pessoas ilhadas em diversos pontos da cidade. Diante do caos que se instalou na cidade, muitos taxistas preferiram esperar a chuva estiar um pouco. Quem estava em algum ponto mais transitável da cidade e preferiu pegar um Uber, ficou escandalizado com o valor das viagens. Muitas pessoas preferiram esperar a chuva passar.  

A irreverência do carioca é capaz de se impor mesmo nos momentos mais dramáticos. Na final da tarde hoje, quando alguns bairros já começavam a ser atingidos pelas chuvas, um homem pegou carona em um caminhão de lixo na Vila Cruzeiro. A via, que estava completamente alagada, serviu como local de surf improvisado com uma tábua.

Título e Texto: Patricia Lima, Diário do Rio, 7-2-2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-