terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

Busto de JK, na Cinelândia, é pichado por vândalos

No final do Carnaval, veremos a situação do nosso patrimônio público que, por ora, segue sendo urinado, defecado, depredado, roubado e pichado

Patricia Lima

Apesar de todos os cuidados tomados pela Prefeitura do Rio de Janeiro, para que o Carnaval da cidade seja um sucesso em todos os níveis, certas ações maléficas são perpetradas por indivíduos de índole duvidosa e devem ser consideradas inaceitáveis e passíveis de punição.

Na Cinelândia, no Centro do Rio, um busto do ex-presidente Juscelino Kubitschek, também conhecido como JK, foi vandalizado. O monumento já havia sido revitalizado pelo Prefeitura.

Foto: Marconi Andrade

O busto, que é muito fotografado por turistas que passam pela região, amanheceu praticamente todo pichado.

Ver um monumento, que estava em ótimo estado, praticamente todo emporcalhado é algo que causa uma profunda revolta, pois demonstra o quanto o carioca deprecia a história da cidade e do Brasil.

Como se não bastasse a desconsideração com o patrimônio histórico-cultural nacional, ainda há o abuso contra as finanças públicas, uma vez que as revitalizações patrimoniais dos momentos custam muito caro.

O dinheiro empregado em frequentes refazimentos de serviços ou recuperações de peças – já revitalizadas – poderia ser aplicado em outra ação em benefício público.

Mas as pessoas que, assim procedem, não entendem o que é conviver em coletividade e prezar pelas regras que a perpetuam material e imaterialmente.

No final deste Carnaval, que é muito bem-vindo para a cidade, veremos a verdadeira situação do nosso patrimônio público que, por ora, segue sendo urinado, defecado, depredado, roubado e pichado.    

Título e Texto: Patricia Lima, Diário do Rio, 21-2-2023

Relacionados: 
Ambulantes criam ‘banheiro’ improvisado, em cima de bueiro, no Centro do Rio 
De loteamento da orla a depósito de materiais: Subprefeitura da Zona Sul combate as irregularidades no Carnaval 
[Discos pedidos] Feliz Carnaval! 
Não, isto não são grafites!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-