domingo, 12 de fevereiro de 2023

O ‘companheiro Lewandowski’ no evento do MST

Ministro do STF ficou ao lado do líder do MST, João Pedro Stedile, e de integrantes do governo Lula

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), participou no sábado 11, de um seminário organizado pelo Movimento dos Sem Terra (MST), em Guararema, no interior de São Paulo. Na plateia, petistas acompanharam o evento, alguns até com cargos no governo. A informação foi divulgada pelo site Metrópoles.

Sem paletó, toga, nem gravata, Lewandowski discursou no evento do MST ao lado de João Pedro Stedile, principal liderança do movimento e até plantou uma muda de ipê amarelo.

O evento organizado pelo MST foi intitulado de “Democracia e Participação Popular”. O ministro criticou a “democracia liberal burguesa” e defendeu que reformas trabalhista e da Previdência deveriam ser submetidas a referendo para que seja obtida a “democracia participativa que todos almejamos”.

“A democracia está em crise, todos dizem isso. Mas o que está em crise, na verdade é a democracia representativa, liberal burguesa, a democracia dos partidos, na qual, tenho certeza, que nenhum de nós se sente representado adequadamente”, observou o ministro. “Essas crises sucessivas têm uma raiz profunda, que é o sistema político que, de fato, não nos representa”, disse Lewandowski.

“O que nos une é uma visão de mundo comum. Uma visão na qual o povo é dono do seu destino, com o objetivo de construir uma sociedade mais justa, igualitária e mais fraterna.”

No final, o ministro plantou uma muda de árvore e disse estar “vivamente impressionado e emocionado com o povo organizado que constrói sua história”. Citou, é claro, a escola e o próprio MST.

Ricardo Lewandowski vai se aposentar do STF em maio, quando completa 75 anos.

“Companheiros”

O ministro circulou entre advogados e juristas de entidades apoiadoras do governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

Dois novos integrantes da Comissão de Ética Pública da Presidência, nomeados por Lula estavam presentes: a advogada Kenarik Boujikian e o advogado Manoel Caetano.

A advogada Carol Proner, mulher de Chico Buarque e ligada aos movimentos sociais, também estava no evento. Ela terá um cargo na área internacional do BNDES. Para ela, o papel do MST é “fundamental” para a democracia no Brasil.

Título e Texto: Redação, Revista Oeste, 12-2-2023, 11h10

Relacionados: 
Lula e a política inflacionária 
Lula não sabe lidar com os problemas reais do Brasil, por isso inventa inimigos 
O assassino de emas 
Janaina Paschoal: alunos da USP fazem abaixo-assinado contra a volta da professora 
Um Banco Central lotado de militantes obedientes é a nova obsessão de Lula 
Jair Bolsonaro Breaks Post-Presidency Silence at Turning Point USA Miami Event 
Um Brasil com linguagem controversa e sem governo

3 comentários:

  1. Dúvidas restam sobre QUEM construíu a "(re)eleição" do ex-presidiário?

    ResponderExcluir
  2. Para quem não sabe, ou está chegando agora, MST significa "MATADORES SEM TESTEMUNHAS", assim como STF se traduz por "SAFADOS TENTANDO FAMA". Na foto acima, vemos o mimiminisnistro Deucardo Lewandoopostewski sem palito, toca ou garrafa. Só não entendi quem plantou o pé no Jippê amarelo.
    Aparecido Raimundo de Souza
    de Bom Jesus do Itabapoana RJ

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-