sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

Inteligência Artificial prevê Carnaval do Rio mais chuvoso dos últimos 10 anos

Apesar do risco de temporal, as temperaturas ainda serão altas

Bloco Suvaco do Cristo, foto: Gustavo Stephan/Riotur

Altair Alves

Você já leu no DIÁRIO DO RIO que uma frente fria irá trazer chuva forte para o Rio de Janeiro durante o Carnaval. Segundo previsão do tempo do Alerta Rio, a capital fluminense pode ser atingida por um temporal neste sábado (18/2). Nos restantes dos dias, o céu encoberto permanece, com possibilidade de chuva moderada a forte. Entretanto, existem projeções mais pessimistas para o período da folia em terras cariocas.

O aplicativo de inteligência meteorológico, Meteum, preparou, um levantamento completo sobre o clima no Rio de Janeiro durante o Carnaval e o fim de semana seguinte (17 até 20 de fevereiro) e comparou com os últimos dez anos de folia. De acordo com o esperado, 2023 terá a festa mais chuvosa e encoberta dos últimos dez anos, apesar disso, as temperaturas ainda serão altas.

De acordo com Alexander Ganshin, CEO da Meteum, esse ano vai ser marcado por todos os dias encobertos e com pancadas de chuva. Ele destaca que a previsão e o comparativo só é possível graças à tecnologia baseada em Inteligência artificial criada pela startup, que permite mensurar a previsão meteorológica de maneira super localizada.

“Quando comparamos com os anos anteriores, a folia contou com até dois dias encobertos e os demais com sol. Ainda de acordo com Ganshin, o Carnaval mais quente aconteceu em 2016, com as médias diárias de temperatura na casa dos 29 graus e o mais frio foi em 2022 com as temperaturas na casa dos 25 graus”.

Clima ‘menos pior’ na segunda metade da folia

Após um sábado de chuvas fortes, o tempo melhora no domingo (19), com o sol aparecendo entre nuvens, mas ainda com possibilidade de chuva ao longo do dia. Os termômetros devem marcar algo em trono dos 30°C. Existe a chance de chover durante os desfiles na Marquês de Sapucaí.

Na segunda e na terça, a frente fria deve dar adeus ao estado, com chance de chuva fraca no fim da tarde. A temperatura, segundo a previsão, deve ficar na casa dos 32°C.

Título e Texto: Altair Alves, Diário do Rio, 17-2-2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-