sexta-feira, 3 de março de 2023

[Foco no fosso] Tiro sem alvo

Haroldo Barboza

Por mais de duas décadas as capitais (principalmente) estão vendo o alastramento da violência urbana. Desde meros furtos de objetos diversos (carteiras, celulares, bijuterias, equipamentos caseiros) até a explosões de agências bancárias. Inclusive com civis sendo colocados nos tetos de carros em fuga (Ourinhos/SP - maio/2020) para impedir tiros de policiais sobre estes.

O deboche sobre o poder público chega ao ponto de grupos criminosos colocarem barricadas em diversas ruas (nos bairros onde faltam escolas, hospitais, segurança) para não serem surpreendidos por incursões (sem planejamento) policiais.

O Rio de Janeiro parece ser o Estado com maior incidência destas mazelas.

Os governantes não manifestam nenhuma iniciativa para colocar a criminalidade em níveis compatíveis com os impostos que são pagos aos gestores por seus eleitores (que os recolocam nos cargos apesar das suspeitas atitudes em relação a tais fatos) incapazes de montar estratégias para mudar tal cenário.

A população pobre destes bairros agonizantes, ainda sofre “bi-tributação”, pois precisa adquirir “serviços” com os “chefes” que dominam estas áreas abandonadas pelo Estado, que só é eficaz para enviar o carnê do IPTU a cada residência e atualizar salários de Legisladores e Judiciário.

Agora em 1º de março, uma emissora de TV exibiu vídeo mostrando bala de fuzil que entrou em apartamento do 9º andar na Rua Jacarandás, condomínio Saint Barth, Península (Barra da Tijuca).

Como na região mais valorizada da cidade residem artistas, atletas consagrados, juízes e ricos empresários, talvez eles compreendam que as lamúrias dos mais necessitados (que residem nas linhas de tiroteios diários) são verdadeiros alertas para que se cocem para exigir que a escalada da violência seja contida antes que isto aqui se torne uma filial do Haiti, da Venezuela ou México.

Ou acreditam que seus herdeiros são dotados de pele à prova de bala?

Título e Texto: Haroldo P. Barboza – Vila Isabel/RJ – março 2023

Anteriores:
Terceiro plano 
Haja coragem 
[Foco no fosso] Tecle “ESC” para esc... apulir 
Melhor ter um celular reserva 
Tornando-se nobres 
[Foco no fosso] Por falta de datas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-