sexta-feira, 17 de março de 2023

País de Gales: estátuas de "velhos homens brancos" devem ser removidas porque "ofendem" a diversidade

Paulo Hasse Paixão

O governo galês anunciou que estátuas de “velhos homens brancos” como o Almirante Nelson devem ser removidas ou mesmo destruídas porque podem ser “ofensivas” para a população cada vez mais multicultural da Grã-Bretanha. As estátuas devem ser substituídas por santuários de homenagem à diversidade, a nova religião do regime.

A directiva, que deverá ser finalizada até ao final do mês, defende que a estatuária alimenta

“a percepção de que as realizações que a sociedade considera dignas de nota são as dos homens brancos poderosos.”

(Se calhar é porque foram homens brancos poderosos que de facto realizaram as obras que a sociedade considera dignas de nota).

O governo afirma que tais estátuas

“podem ser ofensivas para as pessoas que hoje avaliam sob uma luz diferente os agressores que conquistaram povos para expandir o Império Britânico”.

Qualquer estátua de qualquer indivíduo histórico que activistas de extrema-esquerda tenham acusado de estar envolvido em escravatura ou colonialismo corre agora o risco de ser derrubada, incluindo o General Arthur Wellesley e o Almirante Horatio Nelson [foto], ambos celebrados pelas suas vitórias contra Napoleão.

A directiva obriga as instituições públicas e culturais a adoptar a nova perspectiva a fim de “tomar medidas” para estabelecer “a narrativa histórica correcta”.

A potencial destruição de tais monumentos cumpre literalmente a distopia de George Orwell em “1984”, onde às páginas tantas podemos ler que

“cada registo foi destruído ou falsificado, cada livro reescrito, cada quadro foi repintado, cada estátua e edifício de rua foi renomeado, cada data foi alterada”.

Os nomes das ruas e edifícios que causam ofensa serão também sujeitos a alterações, com os funcionários governamentais a recomendarem que os responsáveis pelas estátuas

“encaixotem discretamente os monumentos ou encerrem-nos criativamente em novas obras de arte”.

O documento queixa-se de que a diversidade é “pouco visível nas comemorações públicas”, sugerindo que os santuários à migração em massa e ao multiculturalismo poderiam eventualmente ser erigidos no lugar dos actuais monumentos de evocação histórica, a fim de combater

“mitos coloniais racistas sobre a superioridade branca”.

Andrew Davies, líder do Partido Conservador no País de Gales, comentou a febre distópica da esquerda no poder com a força retórica de um eunuco afónico.

“Os trabalhistas estão empenhados em reescrever a nossa história aqui no País de Gales. Foram capturados por uma turba de esquerda radical e anti-britânica que nada mais quer do que derrubar as nossas estátuas, rasgar as obras de autores clássicos e cancelar os nossos grandes oradores, tudo em nome da sinalização da virtude. As estátuas podem bem ofender algumas pessoas, mas isso não as torna menor parte da rica história do País de Gales. O que aconteceu à ideia de aprender com os erros do passado?”

A resposta é, tipicamente, muito fraca e, concedendo parvamente sobre os “erros do passado”, será vista pelos radicais como a aceitação das suas premissas niilistas sobre a história e a cultura do Ocidente.

Não é assim de estranhar que até estátuas de homens brancos envolvidos na abolição da escravatura, como o antigo Primeiro-Ministro Charles Grey, foram identificadas para eliminação.

Uma estátua de Winston Churchill, em Londres, que é será a mais venerada e respeitada figura histórica britânica, foi também repetidamente alvo de vandalismo, que tem sido encoberto pelas autoridades.

Uma estátua de Edward Colston foi derrubada por apoiantes da Black Lives Matter em Bristol durante os motins de George Floyd, em cenas caóticas que agora podem ser replicadas no País de Gales.

Título e Texto: Paulo Hasse Paixão, ContraCultura, 16-3-2023

Relacionados: 

Um comentário:

  1. FOTO LEGENDADA ACIMA
    - Não me fotografem. Vou mijar em vocês.
    Aparecido Raimundo de Souza
    de Vila Velha ES

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-