quinta-feira, 23 de março de 2023

[Daqui e Dali] Seremos uma sociedade de corruptos?

Humberto Pinho da Silva

Afirma-se, sem pensar, que a classe política é corrupta, como se fosse constituída por desonestos, o que não é verdade.

Em todas as profissões há gente honesta e desonesta.

Infelizmente, até no clero há casos reprováveis. São, como disse Frei Bartolomeu dos Mártires “Os que tosquiam as ovelhas para usarem a lã", mas creio que a maioria dos Ministros de Deus, são tementes ao Onipotente.

Estando em Roma, num Convento Franciscano, o Irmão que me acolheu, apresentou-me humilde frade, com hábito desbotado e remendado, e cochichou-me: "É verdadeiramente servo de Deus. Tudo que possui é esse hábito!..."

Nas andanças da juventude, conheci pobre diabo no extinto Café Chave D’Ouro, que não parava de se lamentar por não conseguir vantagem do seu trabalho na Igreja. Correra várias, inclusive a Católica, mas nunca obteve compensação financeira, dizia desolado.

Esperava, ansiosamente, resposta de Igreja Evangélica, à qual oferecera seu grupinho, em troca de remuneração, como pastor!...

Devo esclarecer, que nem todos "trabalham" por dinheiro, v.g. o pastor que pastoreia Igreja da minha cidade.

Ao conversar com crentes, revelaram-me que o pastor da sua paróquia não recebia os honorários devidos, porque sendo professor, declarou não necessitar de onerar os fiéis. Confirmei, mais tarde, a veracidade.

Corruptos somos quase todos. Quem não tentou corromper com uma "cunha"? No Brasil, o "jeitinho" é uma instituição nacional. Todos pedem, e quase todos prometem, digo, "prometem", mas nem sempre cumprem...

Com tantos "jeitinhos" seria de admirar que os escolhidos pelo povo, não façam e peçam jeitinhos...

Creio que há políticos honestos, como em qualquer profissão, – mas, por vezes, é como diz o rifão "A ocasião faz o ladrão".

Título e Texto: Humberto Pinho da Silva, março de 2023

Anteriores: 
O poder do pensamento 
Modernidades...  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-