sexta-feira, 17 de março de 2023

Bancos suspendem consignado depois de governo forçar juros baixos

Caixa e Banco do Brasil bloquearam a oferta de crédito aos aposentados

A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil aderiram à suspensão das linhas de empréstimo consignado para aposentados do INSS. Outras seis instituições já haviam anunciado o corte na quinta-feira 16.

A medida ocorre depois de o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) reduzir as taxas máximas de juros dessa modalidade. O teto passou de 2,14% para 1,7% ao mês. O conselho também fixou o máximo de juros ao mês em 2,62% para operações realizadas por meio de cartão de crédito e cartão consignado de benefício.

“O resultado prático é que hoje a operação dá prejuízo aos bancos”, disse o economista Luís Artur Nogueira ao Jornal da Manhã, da rádio Jovem Pan, nesta sexta-feira, 17.

Ainda de acordo com o economista, o governo acaba atrapalhando toda vez que tenta intervir na economia. “O objetivo era ajudar os aposentados reduzindo a taxa de juros e o resultado final foi que o aposentado não tem acesso a crédito.”

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os bancos não têm condições de pagarem os custos de captação de clientes com as novas taxas determinadas pelo órgão ligado ao Ministério da Previdência. A entidade ainda alertou que “os novos tetos têm elevado risco de reduzir a oferta do crédito consignado”.

“O setor financeiro já havia se manifestado junto ao Ministério da Previdência e ao INSS, afirmando que, neste momento, considerando os altos custos de captação, eventual redução do teto poderia comprometer ainda mais a oferta de empréstimo consignado e do cartão de crédito consignado.”

Título e Texto: Redação, Revista Oeste, 17-3-2023, 7h20

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-