terça-feira, 14 de março de 2023

[Aparecido rasga o verbo] Página de duas vidas

Aparecido Raimundo de Souza

“Então num susto percebi que meu corpo e minha alma tinham sobrevivido.”
Clarice Lispector

ELA SÓ QUERIA UM LAR. Um amor dentro dele, para chamar de seu. Em busca desse amor, veio de longe. Deixou a família, abandonou a cidade pequena do interior de Minas, deu adeus aos amigos... e partiu. Seguiu radiosa e contente, jubilosa e refestelada (1), envolta numa quimera fermentada com alto teor de um sucesso dúbio que achava tivesse ao alcance das mãos. Ao chegar na localidade onde morava o seu futuro amor, descobriu, entre lágrimas e dissabores, desencantos e desencontros, que esse amor, a fonte que reproduzia a chama vital, não era real.

O amor que ela almejava, se fazia platônico. Não correspondia, de nenhuma forma, às suas expectativas. Apesar disso, tentou várias vezes ser feliz. Fez de tudo. Buscou o impossível. Ultrapassou a ponte movediça do além da conta, a passagem que interliga a afeição profunda (ainda que fortuita e problemática) para dar frontalmente com o incerto e o tenebroso, passando a conviver com o algaraviado (2). Acabou fazendo das tripas uma esquizofrênica decepção.

Todavia, o seu “Love”, meio que alienígena, louco de pedra, vazio de alma, oco de sentimentos, jogou tudo para o alto. Macambuziada (3), como se saída, de repente, de um festim macabro, sem ter como continuar vivendo uma mentira insana de conotação progressiva, regressou para a cidade-berço de onde viera. Se foi, coitada, magoada, esvaziada, perdida em seu próprio mundo de emoções não vividas, tampouco vivenciadas.

Entretanto, apesar dessa estranheza claustrofóbica, tipo uma dissociação inconsequente e ultrajante, algo dentro dela não se conformava. O amor imerso em paixões desconexas, atrelado a milhões de mimos guardados, alimentava o desejo ardente de estar perto dele. Verdade, que às vezes, o seu amor se fazia bonançoso (4). Em outras, ele a tratava como se fosse uma qualquer. Um lixo, um bicho, uma peça de roupa velha que se deixa de lado.

Apesar dos pesares, e de lhe vir à mente as palavras dele, palavras ásperas, repetitivas como saídas de um mantra mal ensaiado, “não quero morar com ninguém, quero viver sozinho”, ela não se entregava à realidade que se lhe mostrava brutal, onde todo um contrário repletado de negras nuvens cobrindo seu porvir, anunciava um forte temporal sinistramente avassalador.

Agredida moralmente por todos esses tapas e bofetões em seu rosto, ungido com o desprezo do descaso, “usque” de uma catástrofe anunciada, ela deu a louca e resolveu partir para uma nova chance a ele e, claro, a si mesma. Retornou. Ele, levado pela mesma e antiga loucura insana, fora dos pilares que sustentam a realidade, se camuflou a uma doidice despropositada. O receio seguiu firme, sério, conclamando a instauração de um futuro caos. A mesma pusilanimidade (5) com a outra face ocultada voltava à tona.

Com ela, vinha, de roldão, escorrendo como suor por sua epiderme, a frase que ela pensava não fosse jamais ouvir: “não quero morar com ninguém, quero viver sozinho”. Palavras amargas jogadas em seu rosto. Um semblante terno, meigo, gentil, uma tez que só queria ser amada, tocada, beijada, acarinhada e ele, ele cego, não das vistas, mas, igualmente de âmago vazio, nunca entendeu verdadeiramente a complexidade dessa vida que só queria, na verdade, ser dele.

E não só ser dele. De viver para ele, ter com ele uma eternidade que por puro azar, somente se entrelaçava sozinha dentro do seu espírito de gostar infindo. Ele, intocável, soberbo, sem noção, idiotizado na sociedade da sua fraqueza, não percebeu (ou não quis dar o braço a torcer), seguiu idêntico atalho. Quando descobriu que ela se constituía verdadeiramente no elo perfeito que o levaria aos píncaros (6) da plenitude, se deu conta que o tempo... ah, o tempo, esse havia se passado.

No lugar dele, deixou plantado um adeus estranho, inexorável, um até nunca mais sem volta, sem talvez, sem os benfazejos de um novo amanhã. As impressões do amor que ela queria dar para ele, viraram uma espécie de via indexa, e sem retorno. Ficaram retidas nessa senda, a sua enorme solidão. Ele se embruteceu. Não mais sorri, deixou de ser expansivo. E quando imprime um gesto de agrado, o faz, movido à pose maquinal, a trejeito temporário, frio, gélido. Ainda agora, ele debalde (7), tenta reencontrar os caquinhos da imagem do seu íntimo que se rompeu em mil fragmentos.

Em algum lugar por onde passou, minúsculos cavacos ficaram enterrados, submersos num distante aquém do intransponível. Sabe, conscientemente, que não mais terá de volta às mãos, o espelho inteiro e intacto, que chamejava lindamente o seu paraíso sem máculas. Na verdade, ele não distingue exatamente onde os carreiros se divorciaram. Sabe, porém, que ficou, de tudo, uma dor ingrata, um incômodo nojento, uma importunação pegajosa.

Ele conscientiza que o destino lhe fechou diante da sua opulenta imbecilidade, a porta que daria acesso ao voo da empolgação, da paz interna, da sorte, da ventura, enfim, ele tem pleno conhecimento que o avião partiu sem que tivesse embarcado. Mesmo que adentre outra aeronave para seguir logo atrás, não conseguirá alcançar o ponto nevrálgico e pérnico na sequência do almejado. Em razão disso, recorda, a todo instante, os momentos que passou ao lado dela.

Vem à lembrança como água jorrando em nascente, os passeios que nunca foram dados, as deambulações (8) que nunca se concretizaram, ou melhor, que não se ampliaram além da pizzaria e do churrasquinho à noite, variando, ainda, essas breves marchas, às idas e vindas ao supermercado, ou ao banco, começo de mês, quando ela precisava sacar a sua aposentadoria. De todo esse estrago, restou o “apartado”. Na bifurcação impiedosa do destino, cada um seguiu o seu lado escolhido.

Ela e ele vivem o desatino cruel de terem seu próprio armagedon em tempo imediato. Ela se descobriu portadora de cardiomegalia, ou “coração grande”. Ele se pega ressabiado às voltas com uma “hiperplasia”, ou a (próstata crescendo em sentido anormal). Para ambos, grosso modo, uma espécie de atrofia decadente a ser vivida a longo prazo, para o resto de seus dias se faz latejante. Os dois se falam, trocam mensagens via WhatsApp.

No fundo, ele e ela —, ela e ele, são dois mortos insepultos (9), vivendo memórias de cicatrizes antigas. Cada um a seu bel prazer, tentando dizer a si mesmo, a todo instante, que o passado, num sopro milagroso do divino, se foi para sempre, se desfraldou além fronteira, fugiu incólume, desapareceu temeroso, evaporou medrado, desassomou (10) batendo em retirada. Ele e ela —, ela e ele vivem, ou melhor dito, vegetam na pele, a essência catártica (11) de uma tragédia grega de um tempo desmesurado.

Nada para eles é apaziguador. Em contrário. A longitude, a cada dia, aumenta o sofrimento. Se avolumam as tristezas, faz crescer, de modo centuplicado o pavor, engrossando a insegurança e, via igual, progredindo a largos passos ampliando o caos para que o vindouro se torne lúgubre e próximo de uma ruptura sem retorno. Viver um amor assim, bonito de se ver, porém apartado pelo longor (12) da distância, não é outra coisa senão um infindável jogo de desprazeres obumbrados de cafifes e desditas, azares e desgraças a se perderem no “horizonte desparalelado” de cada um algemado, a bem da verdade, em grossas correntes de um mundinho particular ocultado bem longe da nossa conhecida realidade terrena.

Notas de rodapé:
1) Refestelada – Acomodada, tranquilamente repousada.
2) Algaraviado – Coisa confusa, incompreensível.
3) Macambuziada – Oprimida, atormentada.
4) Bonançoso – Calmo, tranquilo.
5) Pusilanimidade – Covardia, fraqueza.
6) Píncaros – Mesma coisa que o mais alto, ou o mais elevado.
7) Debalde – Em vão, ou à toa.
8) Deambulações – Caminhando ou andando, sem rumo definido.
9) Insepultos – Corpos que não foram enterrados ou sepultados devidamente.
10) Desassomou – Desapareceu, ou se fez oculto.
11) Catártica – de Catarse. Algo como se fosse uma purgação ou espécie de purificação espiritual.
12) Longor – Alongado, dilatado.

Título e Texto: Aparecido Raimundo de Souza, de Vila Velha no Espírito Santo. 14-3-2023

Anteriores: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-