sexta-feira, 24 de março de 2023

‘Aquele abraço’: conheça a história por trás da música que faz sucesso há mais de 50 anos

Apesar de poucos saberem, os versos tão conhecidos da música "Aquele abraço", de Gilberto Gil, possuem muita história

Foto: Rafa Pereira

Larissa Ventura

Alô, alô, Realengo, aquele abraço! Alô, torcida do Flamengo, aquele abraço!“. Apesar de poucos saberem, esses versos tão conhecidos possuem muita história. O que aparenta ser uma celebração carioca, na verdade era uma música de despedida que foi um símbolo da luta contra a ditadura.

Lançada em 1969, Aquele Abraço continua sendo um sucesso até os dias atuais. A música foi lançada durante o período da Ditadura Militar e possui muitas referências a esse período. Na época, Gilberto Gil e Caetano Veloso ficaram presos por quase dois meses em Realengo, tendo sido soltos em uma quarta-feira de cinzas. Ambos se se exilaram em Londres, mas, antes de ir para lá, Gil criou a canção, enquanto viajava para a Bahia.

Na época, a censura só liberava músicas positivas sobre a cidade. Daí, veio a primeira estrofe da canção: “O Rio de Janeiro continua lindo“. Além disso, o trecho traz uma ironia logo na sequência: “o Rio de Janeiro continua sendo/ O Rio de Janeiro, fevereiro e março“. A ideia era citar que apesar de lindo, o Rio continua sendo, ou seja, apesar da beleza, ainda acontecem horrores na cidade.

Outro trecho com ironia é exatamente o que dá nome à música: “Aquele abraço”. Esta era a forma que os soldados saudavam o cantor enquanto ele estava preso, por isso o “Alô, alô, Realengo”.

Um detalhe curioso é que Gil é torcedor do Fluminense, que havia sido campeão carioca em cima do Flamengo naquele ano. Dessa forma, o “Alô, torcida do Flamengo aquele abraço” é para cutucar o time rival que acabou perdendo o título.

Título e Texto: Larissa Ventura, Diário do Rio, 23-3-2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-