quarta-feira, 27 de março de 2024

O testemunho do Almirante de Gaulle

“Hoje como ontem, existem os que querem uma sociedade de liberdade e os que não concebem o governo de homens que não pelo nivelamento…”

Isso quer dizer que duas concepções do mundo coexistem na vida política francesa…

Sim, mas elas se se mantêm pela diferença da concepção do homem. Hoje como ontem, existem os que querem uma sociedade de liberdade e os que não concebem o governo de homens que não pelo nivelamento.

A direita, chamemos assim, se bate por uma sociedade de iniciativa, sancionada por uma regra comum que permite a todos os cidadãos se desenvolverem de acordo com as suas capacidades.

A esquerda, ao contrário, quer criar um tipo de homem único, formado pela coação disfarçada pela demagogia: é uma forma moderna de servidão, pois que ela conduz os cidadãos a seguirem as escolhas de uma oligarquia que decide por eles.

Aí está a clivagem quase teológica que nos separa dos socialistas: é justamente porque sabemos que nem tudo pode ser regulado pelo homem, e que o mundo é essencialmente desigual, que nós queremos melhorá-lo recorrendo aos melhores para puxar os outros para cima. Essa não é a concepção da esquerda, que à semelhança da fábula de La Fontaine, prefere cortar a cauda de todas as raposas para torná-las todas idênticas às que não têm.

Recusando admitir que o destino é mestre de muitas coisas e o que é desigual nos homens é, muitas vezes, determinado de forma transcendental às suas opções e mesmo à compreensão humana, os socialistas recusam, de fato, o livre desenvolvimento do homem em nome de uma mítica igualdade, querem, pela coação ou resignação, fundir num sistema coletivista assepsiado pela ideologia.

Revista semanal “Valeurs Actuelles”, nº 4556, de 21 a 27 de março de 2024
Tradução: JP, 27-3-2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-