segunda-feira, 25 de março de 2024

[Sétima Arte] Três homens em conflito/The Good, the Bad and the Ugly


The Good, the Bad and the Ugly (em italiano: Il buono, il brutto, il cattivo; em alemão: Zwei glorreiche Halunken; no BrasilTrês Homens em Conflito; em Portugal: O Bom, o Mau e o Vilão) é um filme épico de spaghetti western teuto-americano-hispano-italiano de 1966, dirigido por Sergio Leone e estrelado por Clint EastwoodLee Van Cleef e Eli Wallach como o trio-título.

O roteiro foi escrito por Age & Scarpelli, Luciano Vincenzoni e Leone (com material de roteiro adicional pelo não creditado Sergio Donati), baseado na história criada por Vincenzoni e Leone. O diretor de fotografia, Tonino Delli Colli, foi responsável pela cinematografia widescreen e Ennio Morricone compôs a trilha sonora, incluindo seu tema principal. O filme foi co-produzido entre companhias da Itália, da Espanha, da Alemanha Ocidental e dos Estados Unidos.

O filme é conhecido pelo uso de long shots e close-ups na cinematografia, bem como sua utilização característica da violência, tensão e tiroteios.

A trama gira em torno de três pistoleiros competindo para descobrir um fortuna em ouro confederado enterrado em meio ao violento caos de tiroteios, enforcamentos, batalhas da Guerra Civil dos Estados Unidos e campos de prisioneiros.

O filme foi a terceira parceria entre Leone e Clint Eastwood, e a segunda entre o diretor e Lee Van Cleef.

Il buono, il brutto, il cattivo é o último da Trilogia dos Dólares, que inclui Per un pugno di dollari (1964) e Per qualche dollaro in più (1965).

Em seu lançamento, o filme tornou-se um sucesso comercial, arrecadando mais de $25 milhões em bilheteria. Por conta da desaprovação geral do gênero Spaghetti Western na época, a recepção crítica no lançamento do longa-metragem foi mista, mas ele ganhou aclamação da crítica ao longo dos anos.

Il buono, il brutto, il cattivo é considerado, hoje, um exemplo de grande influência do gênero faroeste. Wikipédia 

No IMBb: 8,8

Pois é, uma coisa é assistir a um filme com 26, 35 anos; outra é revê-lo com 73 anos. Este me causou a mesma reação: imperdível! Ainda, 58 anos passados.

A trilha sonora, de Ennio Morricone, impressiona. 


Anteriores: 

Por uns dólares a mais/For a few dollars more 
Por um punhado de dólares (Per un pugno di dollari/Por un puñado de dólares) 
Som da Liberdade/Sound of Freedom 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-