quinta-feira, 14 de março de 2024

[Daqui e Dali] Se queremos paz, eduque-se cristãmente os jovens

Humberto Pinho da Silva

No prefácio do livro "Snu", o Professor Marcelo Rebelo de Sousa, afirma: educamos as crianças do mesmo modo como nossos pais nos educaram. Um psicólogo famoso disse um dia que "A criança é o pai do homem”. Queria ele explicar que, assim como somos educados em criança, assim seremos, em larga medida, quando adultos educadores de outras crianças, os nossos filhos. Ou, posto de outro modo, a educação marca, de forma apreciável, o destino de cada qual.

Durante longas décadas pensou-se que quando todos os jovens tivessem acesso à escola e frequentassem o ensino superior, parte dos problemas que atormentavam o mundo – violência, injustiça, guerra e pobreza – estariam finalmente resolvidos.

Todavia, passaram longas décadas, e os nossos jovens, na totalidade, frequentam – até porque são obrigados – o ensino secundário, e milhões, em número nunca visto no nosso país, entram na Universidade, alcançando a desejada licenciatura, mestrado e mesmo doutoramento. Mas o que infelizmente se verifica?

Os males, que no século passado perturbavam a sociedade, como a delinquência e a segurança na via pública, continuam, e agravam-se ainda mais.

Por que será que não se verificou a almejada mudança?

Porque a instrução tornou realmente a juventude mais culta. Os jovens encontram-se mais aptos para os confrontos da vida (leia-se para ganhar mais dinheiro), mas não conseguiu modificar o âmago do homem, sob aspeto moral e cívico. Porque a escola ensina, mas não educa; e quando pretende educar, muitas vezes inculca conceitos amorais, que pervertem ainda mais a alma dos jovens estudantes.

Quem educa, ou devia educar, são os pais, avós e restante família, e seria também a Igreja. Infelizmente nem todos os sacerdotes se portam como bons educadores.

Se realmente quisermos um mundo melhor, temos de regressar aos antigos valores da nossa Civilização Ocidental, baseados nos ensinamentos bíblicos, mormente na doutrina pregada por Jesus. Só assim é que se conseguirá a tão desejada paz e concórdia na coletividade.

Infelizmente, o Estado laico, o abandono da prática religiosa, assim como da oração, está a descambar a sociedade para a imoralidade, afastando-a de Deus, com as infandas consequências que dai advêm.

Título e Texto: Humberto Pinho da Silva, março de 2024

Anteriores: 
Desvio ou ladrão? 
Uma bela lição de Voltaire 
Convívio ou hereditariedade? 
Anjos na terra 
Quando meu pai foi advertido pela PIDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-