quinta-feira, 28 de março de 2024

[Daqui e Dali] Você pensa ou pensa que pensa?

Humberto Pinho da Silva

Durante longos anos ouvi diariamente comentários e pareceres de amigos e conhecidos, e frequentemente escuto na cafetaria, onde todas as tardes tomo o reconfortante cafezinho, conversas sobre os mais diversos assuntos.

De tudo que ouvi e escuto, conclui que a maioria das pessoas são, como dizia o mendigo de Joracy Camargo, "pensam que pensam, mas não pensam". São simples repetidores do que ouvem ou leem dos fazedores de opinião.

Os pareceres variam, em norma, consoante a posição que se encontram no xadrez da vida, alteram-se com a situação econômica do momento.

Poucos são os que possuem convicções e certezas fundamentadas – ainda que asseverem que as têm...

Se perguntarmos a ferrenho torcedor a razão de ter aderido a certo clube desportivo, não saberá, por certo, responder.

"Sou, porque sou", argumenta; ou porque o pai já o era; ou simplesmente para ser do contra: a família torcia por outro clube.

Acontece, igualmente, na política. Poucos militantes conhecem a ideologia e os estatutos. Basta-lhes repetirem o que diz o líder; os mais fanáticos, mesmo reconhecendo o erro, são incapazes de o reconhecerem.

Infelizmente o que se passa no desporto e na política, ocorre algumas vezes, na religião.

Se perguntarmos a crente porque permanece nesta ou naquela denominação, por certo não saberá responder. Talvez declare que é a Igreja da maioria; porque gosta do sacerdote; ou era a da sua meninice.

Também na Igreja, como na política, há, infelizmente, quem busque interesses financeiros ou projeção social.

Conheci homem que frequentava Igreja Evangélica porque recebia, algumas vezes, um queijo flamengo!...

Conheci também escritor, amigo de meu pai, cujas obras alcançaram importantes prêmios. Uma vez confidenciou-lhe: "no início da carreira tive de aderir a partido político de esquerda, para conseguir editor!..."

O mesmo aconteceu a intelectuais, na época da ditadura... que mais tarde inscreveram-se em partidos de esquerda, após haverem recebido benesses do antigo regime.

Tenho, portanto, sempre reservas quando ouço ou leio comentários na mídia, porque é raro ser-se imparcial. Todos sofremos influências. Poucos são verticais e honestos. Mas ai de quem lhes diga isso!...

Título e Texto: Humberto Pinho da Silva, março de 2024

Anteriores: 
A peçonha da telenovela 
Se queremos paz, eduque-se cristãmente os jovens 
Mentirinha não faz mal a ninguém 
Desvio ou ladrão?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-