quinta-feira, 9 de maio de 2013

Percentual único de correção das aposentadorias

Almir Papalardo
Com grande satisfação participo aos amigos aposentados que a nossa petição do AVAAZ, "Percentual Único de Correção das Aposentadorias", já está devidamente protocolada na Câmara dos Deputados.
Hoje, à tardinha, como surpresa agradável e esperançosa, recebi do próprio nobre deputado, senhor Arnaldo Faria de Sá, um gentil telefonema, informando-me que a petição “Percentual Único de Correção das Aposentadorias”, foi protocolada por ele próprio, às 14h00, na Câmara dos Deputados.

Dep. Arnaldo Faria de Sá, foto: Brizza Cavalcante
Louve-se a atenção do deputado, que embora estivesse numa importante votação em plenário, não deixou de mostrar a sua sensibilidade com a nossa causa, quando me fez a ligação telefônica mencionada, preocupado em me dar ciência que já cumprira a sua promessa de entregar a petição na Mesa Diretora.
Orientou-me da necessidade premente dos aposentados aproveitarem o ensejo e pressionarem a Câmara através do 0800, através do próprio site da Casa, além de encherem a caixa de e-mails do maior número possível de deputados, solicitando uma atenção especial para o teor da petição, ou seja, que o projeto do senador Paulo Paim 01/07 - Percentual Único de aumento para todos os aposentados, seja colocado na pauta para discussão e votação.
Assim, amigos, para o bem dos aposentados prejudicados, vamos seguir a sábia orientação do deputado Arnaldo Faria de Sá, que tem se mostrado um fiel amigo nosso. Quantas mais ligações pudermos fazer, naturalmente serão somadas àquelas assinaturas constantes da petição.
Vamos intensificar a nossa pressão em cima da Câmara, porque este projeto de lei é de fundamental importância ser aprovado, porque em vigência, estancará de imediato a defasagem gradual e perversa em nossos proventos, o que acontece anualmente quando nos vetam o direito de ter o mesmo percentual que é dado ao salário mínimo, que sabemos, é o menor índice que norteia a circulação da moeda.
Título e Texto: Almir Papalardo, 09-05-2013

2 comentários:

  1. Queria uma explicação do governo. Porque o reajuste do salário mínimo é maior do que o reajuste para os aposentados, se o custo de vida é o mesmo para as duas categorias e ambas tem o direito do voto. O governo tem o dever moral de corrigir esta injustiça e tratarcom mais respeito e dignidade o aposentado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fácil resposta.
      Nos Estados Unidos há um máximo de aposentadoria do seguro social que era, 1530 dólares. Não sei nos dias de hoje. Bem, naquele país somente o Presidente da república têm pensão vitalícia de 265 Mil dólares por ano, desde que não venha a exercer nunca mais outro cargo público. Isso obriga às pessoas americanas a investirem nas aposentadorias privadas. O Brasil procurou um novo método. Aumentando o sala´rio mínimo das pensões e diminuindo o teto máximo, em alguns anos todas estarão no mesmo patamar, ou seja chegará um momento que todas serão salários mínimos. Acontece que o funcionalismo público, não obedece o mesmo critério, tirando a ISONOMIA do povo. Enquanto o governo tenta fazer com que os cidadãos comuns invistam nas pensões privadas, ele torna privativa de políticos e funcionários público pensões vitalícias de valores altos e corrigidos por eles mesmos. Enquanto nos EUA os institutos de pensões são fortes, aqui eles são uma merda. Mal fiscalizados e cabides de empregos. Vejamos o fundo do banco do Brasil, que é o mais forte.Os funcionários se aposentem integralmente, com contribuições pequenas, que obriga o governo a colocar anualmente recursos, para cumprir obrigações. O BB é estatal e o fundo consequentemente também, então não podemos considerá-lo PRIVADO ao pé da letra. Os recursos continuam sendo públicos. O AERUS teve o mesmo fim da Capemi. Os fundos de pensões são de 1960. A história é longa. Os IAPs, tipo IAPI, IAPC e IAPFESP eram privativos dos sindicatos. Getulio usou seus fundos para construir a VALE, a CSN e a PETRONOSSO, hoje Petrobrás. JK usou os fundos para construir Brasília. Não havia como pagar de volta, fecharam os fundos e criaram o INPS. Para consertar a cagada em 1960 JK criou os fundos de pensões privados. Que quebraram e deixaram muitos a ver navios. Somente em 1977 fizeram a primeira regulamentação, e a constituição de 1988 obrigou-se a fazer modificações, que vieram com as leis complementares 108 e 109 de 2001.
      O rombo nos IAPs e o desleixo com os fundos de pensões fazem com que o governo tenha uma dívida "triliardária" com os trabalhadores brasileiros, ela é impagável. O recurso é sempre FODER com muito gosto os aposentados, seja pelo sistema social ou privado, mas sempre preservando os direitos dos tais funcionários públicos, onde o governo não se importa de abrir créditos para seus fundos nem para suas aposentadorias pelo sistema social.
      bom dia...

      Excluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-