quarta-feira, 15 de julho de 2015

Portugal emite dívida a juros mais baixos

Leilão de Bilhetes do Tesouro arrecadou mais de 1 500 milhões de euros.
Margarida Vaqueiro Lopes

O instituto que gere a dívida pública nacional, o IGCP, emitiu Bilhetes do Tesouro a seis e doze meses esta manhã, no montante de 1 785 milhões de euros, acima do montante mínimo previsto (1 500 milhões).

No prazo a doze meses o juro pago foi mais baixo do que na última emissão comparável, mas no prazo mais curto as ‘yields’ subiram significativamente. Portugal emitiu 650 milhões de euros a seis meses, com um juro de 0,014%, acima do valor negativo de -0,002% garantidos no último leilão com a mesma maturidade.

Já na maturidade mais longa, a 12 meses, o IGCP colocou 1,135 milhões de euros com juros de 0,088%, abaixo da taxa média de 0,159% registada no último leilão comparável também realizado em Junho.

As taxas melhoraram em ambos os prazos, e aproximam-se cada vez mais de zero. Se em Junho tínhamos tido uma taxa de 0,044% para dívida de 3 meses, ter agora 0,014% para 6 meses é uma descida considerável. Há um mês o Estado tinha-se endividado a 11 meses com um juro de 0,159% e hoje, a 12 meses, conseguiu uma taxa melhor, que não chega a 0,10%”, explica Filipe Silva, do Banco Carregosa.

O desenrolar dos acontecimentos da Grécia não tiveram impacto, tal como era esperado. Se tivesse havido algum efeito, as taxas longas já teriam disparado”, acrescenta o especialista.

Em ambas as maturidades a procura superou a oferta.
Título, Imagem e Texto: Margarida Vaqueiro Lopes, jornal“i”, 15-7-2015
Grifos: JP

Relacionados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-