sexta-feira, 31 de maio de 2013

Dia do Comissário de Voo: 31 de maio ou 31 de outubro?




O Dia do Comissário de Voo é comemorado, no Brasil, no dia 31 de maio. No entanto, também é no dia 31 de outubro. (!?)

Por exemplo, neste portal “PortoWeb – Datas Comemorativas” podemos ver que o dia 31 de maio é o Dia Internacional do Comissário de Bordo e da Aeromoça, e o dia 31 de outubro é o Dia Mundial do Comissário de Bordo. (?)

Numa rápida pesquisa na internet constato que na Colômbia, no Paraguai… é em 31 de maio.

Não consegui saber em que dia os comissários comemoram (se) o seu dia em Portugal, França, Estados Unidos…


Matérias sobre essa data comemorativa:
31 de maio: Dia do Comissário de Voo. Parabéns!

Well, seja como ou quando for, deixo aqui os meus sinceros votos de Feliz Carreira Profissional aos que há pouco ingressaram, que estão ingressando e vão ingressar na profissão de Comissário(a) de Voo.

5 comentários:

  1. Aos amigos de hoje e do passado, aqueles que abraçaram esta linda carreira de comissário de bordo, faço da minha palavra uma congratulação e que mantenham no coração a força de um tripulante, a elegância de um viajante, a postura de um conhecedor das artes da vida e o apreço em conduzir pessoas ao destino e ao alcance de seus objetivos.

    Parabéns a todos que exerceram esta atividade e a quem está na ativa.

    Miriam Zelikowski.

    ResponderExcluir
  2. http://www.aptca.pt/eventos/dia_mundial_tripulante_de_cabine.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em 1973,fui um dos organizadores juntamente com outros comissários da Varig,na organização do primeiro COMCOV(Congresso mundial de comissários de voo) representando 44 países, participantes,ocorrido no Hotel Naciona Rio. O evento terminou no dia 31 de maio, com a fundação do INTERNATIONALl FLIGHT ATTENDANTS ASSOCIATION - IFAA -(Associação Internacional dos Comissários de Vôo). Uma canadense foi eleita para presidir a associação e o posto de vice-presidente ficou para um comissário alemão.Comissário Alfredo Sims foi o interlocutor no Brasi.l A partir de então, 31 de maio foi estipulado como o Dia Internacional do Comissário de Vôo

      Excluir
    2. Citando de memória:
      Já passava das 17h do dia 19 de outubro de 1974 quando Antônio de Souza (Pássaro Preto), então vice-presidente da ACVAR perguntou a este blogueiro:
      - Jim, você quer ser o comissário bomba…?
      Não entendi o que ele queria dizer.
      Ele continuou:
      - Vamos fazer um Congresso Mundial de Comissários de Voo!

      No dia seguinte começamos a trabalhar nisso.

      Dois meses depois, acho, o comissário Paulo Eymael chegou até nós por indicação de Lourival Dias.
      Eymael bolou um organograma para a Comissão Organizadora do 1º Congresso Mundial de Comissárias e Comissários de Voo – COMCOV e oficializou este blogueiro como Secretário-Geral.

      A serviço e representando essa Comissão Organizadora, estive (acompanhado de outros membros da Comissão e/ou acompanhando o Presidente da Comissão Organizadora) em vários gabinetes ministeriais brasileiros (tínhamos a intenção de convidar a primeira mulher astronauta, a soviética Valentina Vladimirovna Tereshkova) e em sedes sindicais estrangeiras; estivemos em Amsterdam, em Paris, em Lisboa, em Nova Iorque… e em Moscou.

      Lembro-me da composição da nossa representação em Moscou:
      - De Souza;
      - Jim Pereira;
      - Paulo Eymael e
      - Eliane Siqueira.

      Estivemos reunidos com quatro pessoas, uma era a representante da companhia aérea Aeroflot, outra representava o departamento de Aviação Civil da URSS...
      Eles optaram pelo francês como idioma de trabalho (nessa reunião); este blogueiro, fluente na língua francesa, teve uma séria responsabilidade: a de convencer os soviéticos a participar no 1º COMCOV e trazerem a Valentina ao congresso.
      Isto aconteceu em fevereiro de 1976.
      Dois dias depois da volta ao Brasil, me demiti da Comissão Organizadora.
      Até então, isto que agora relembro e, evidentemente, outros passos e avanços da Comissão Organizadora, eram registrados num livro/caderno preto, à guisa de diário. Que ainda existia aquando da minha ‘passagem’ pela ACVAR, de 1989 a agosto de 1997.

      Soube que fui substituido como Secretário-Geral por Elizabeth Rich, (Liz Rich) que, se não me falha a memória, era a presidente da organização Stewardess for Women’ Rights Association, SFWR, com sede em Nova Iorque. Onde estive, juntamente com Paulo Eymael, assistindo a um congresso promovido por essa associação: eram 250 mulheres, não me lembro se, além de nós, havia outros homens assistindo.

      (Nesse congresso conheci a líder feminista Gloria Steinem e fiquei admirador pela beleza física e discurso).

      Depois da minha demissão não sei o que se passou na Comissão Organizadora.

      Bom, o congresso aconteceu de 9 a 14 de maio de 1976.
      Pelo que sabemos a Valentina Tereshkova esteve no Rio de Janeiro…

      Excluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-