quarta-feira, 7 de janeiro de 2026

Zero à esquerda

Tonto, tóxico, alienado, grau zero de informação... Como havemos de classificar o serviço não-noticioso dos canais televisivos portugueses?

José Mendonça da Cruz

Um ex-ministro da economia de Costa, pessoa aparentemente razoável e inteligente, descobre que o rapto de Maduro foi o fim de Vestfália, agora, não aquando das invasões da Checoslováquia e da Hungria, da Ucrânia, do Camboja pelo Vietname, da Coreia pela China, do Afeganistão por ingleses, russos e americanos, etc. etc. etc. 

Qualquer manifestação pró-Maduro [e/ou contra Trump], desde que juntando cerca de 10 pessoas, câmara bem junto ao chão para evitar a perspectiva, tem direito a horário nobre.

Comentaristas ignorantes descobrem uma novidade, o ‘Direito Internacional’. Um canal "informativo" tira o som ao Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas norte-americanas, que explica pormenorizadamente a operação em Caracas, para pôr a falar comentadores que não a conhecem.

Outro canal impressiona-se com o frio e desconforto da prisão em que está Maduro, e transmite o comentário de um pobre diabo a jeito, o qual diz que a prisão é perigosa porque mistura prisioneiros de alto risco com transgressores menores, inculcando que Maduro estaria no que lá chamam «a população geral».

O Ribas diz mais umas parvoíces sobre Trump.

Bernardino Soares, que via democracia na Venezuela e a vê na Rússia e na Coreia do Norte, perora nos telejornais.

Socialistas descobrem a equidistância entre uma clique torcionária e aqueles que lhe puseram fim.

E em todos os jornais, a toda a hora, a notícia («a notícia que marca o dia», no linguajar mais obtuso) não é a notícia, é a impressão que uma colecção de diletantes tem sobre a notícia. E chamam a isto «informação».

E preocupam-se, justamente, com aquilo a que chamam «as redes sociais».

Título e Texto: José Mendonça da Cruz, Corta-fitas, 6-1-2026

Relacionados:
6-1-2026: Oeste sem filtro – Brasil trata prisão de Maduro como sequestro + Moraes nega transferência de Bolsonaro para hospital 
Não existe gente mais desonesta e cínica do que os militantes de redação, Globo à frente 
5-1-2026: Oeste sem filtro – Trump captura Maduro e redesenha a América Latina + Milei provoca Lula e exibe foto do petista com Maduro 
“Se você não é venezuelano, não tente nos ensinar como sentir ou celebrar. Quem não viveu a dor, que ao menos respeite o alívio.” 
Regime Tweaking, Not Regime Change, Is What The US Just Achieved In Venezuela 
Deus abençoe a Venezuela! 🙏🏼 
Invasão da Venezuela: Trump encarna os Estados Unidos em modo normal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-