domingo, 15 de janeiro de 2012

Guimarães e Braga: capitais europeias


A cidade de Guimarães é a Capital Europeia da Cultura durante este ano de 2012. E Braga é a Capital Europeia da Juventude.

Castelo de Guimarães, visto do campo de São Mamede. Foto: Filipe Fortes, janeiro de 2009

"Guimarães é uma cidade única e especial! Distingue-se pelo seu património, pela paisagem inspiradora, pela capacidade empreendedora, pelo sentimento de pertença e pelo dinamismo da sua população.

A criação da cidade de Guimarães remonta ao século X, tendo sido aqui que, em 1128, teve origem a fundação da nacionalidade portuguesa e o reconhecimento de D. Afonso Henriques como primeiro Rei de Portugal.

A valorização da função cultural e o investimento no património resultaram na criação de uma rede de infra-estruturas de elevada qualidade e na regeneração do centro histórico, reconhecido pela UNESCO, em 2001, como Patrimônio Cultural da Humanidade." (...)

Praça da Oliveira, Guimarães. Foto: Feliciano Guimarães, abril de 2007





Braga
A festa de arranque da Capital Europeia da Juventude (CEJ) Braga 2012 começou, ontem, com manifestações artísticas pela cidade a cargo de escolas e associações da cidade que alegraram o “primeiro dia de um grande evento” dedicado à juventude.

Braga 2012 tem mais de 14 mil horas de animação e atividades programadas com o objectivo de “capacitar” os jovens e “promover a marca Braga”.



Câmara Municipal de Braga, foto: João Miranda
 O primeiro momento começou por volta das 10 horas nas ruas do centro histórico com a entrada “simbólica” pelo Arco da Porta Nova, a ‘porta da cidade’, iniciando-se assim o ‘Soft Opening’, que continuou durante a tarde, levando a animação a pontos estratégicos do centro da cidade.

Foram mais de 70 as associações e escolas do concelho que percorrem as ruas do centro histórico.
Não faltaram os ateliers criativos, grupos de percussão e de bombos pelas ruas da cidade, performance de mimos, a atuação da cantora Catarina Gomes, espetáculos de hip-hop e a actuação do grupo de teatro de rua e novo circo Los Estrambôticos, entre muitas outras atividades.

Durante o dia, atuarão ainda nas ruas da cidade grupos profissionais como os Combe Capelle, com tatto/Da Motus, Bad Taste Cru.

Para o presidente da Fundação Bracara Augusta, Hugo Pires, ontem foi “o primeiro dia de um grande evento” dedicado à juventude.

“Mais do que festa e animação, a Capital Europeia da Juventude (CEJ) Braga 2012 pretende dotar os jovens de ferramentas para enfrentarem o mercado de trabalho, promovendo a participação cívica e ativa dos jovens”. (...)
Correio do Minho, 15-01-2012

Avenida Central, foto: Rua do Souto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-