quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Putin imita Stalin e Hitler, denuncia presidente da Lituânia

Luis Dufaur

Em entrevista à revista alemã “Focus”, a presidente da Lituânia, Dalia Grybauskaite [foto], comparou o presidente russo Vladimir Putin a Hitler e Stalin, informou G1
“Esta é uma descrição muito objetiva do que Putin faz. Ele usa o nacionalismo para conquistar um país militarmente. Isto é exatamente o que Hitler e Stalin fizeram. Tal comparação é bastante adequada”, disse Grybauskaite na entrevista. 
“Quase toda semana realiza exercícios militares em Kaliningrado, na nossa fronteira’, explicou a presidente da Lituânia.

“Além disso, a Rússia trava uma verdadeira guerra de informação contra nós. Moscou manipula as minorias russas no Báltico e as impulsiona a apoiar a agressão de Putin na Ucrânia”, acrescentou.

A Lituânia faz parte da União Europeia e da Otan e está preocupada com a crescente presença militar russa em suas fronteiras. A crise ucraniana só tem fortalecido suas apreensões.
No início de junho, a Otan realizou manobras militares na Lituânia, bem como nos países bálticos vizinhos: Letônia e Estônia.


Mirage francês na Lituânia escolta Su-27 russo sobre o Báltico
A Rússia qualificou esse exercício de“manifestação de intenções hostis”, pela voz do ministro da Defesa Vladimir Titov, citado pela agência russa de notícias Interfax, caixa de ressonância das vontades oficiais.

A presidente Grybauskaite, de 58 anos, é apelidada de “dama de ferro do Báltico”, principalmente por sua firmeza em relação à Rússia.


Ela se fez eco dos temores da população, reelegendo-se neste ano com quase 58% dos votos para um segundo mandato presidencial de cinco anos.

Título, Imagens e Texto: Luis Dufaur, ABIM, 25-9-2014

2 comentários:

  1. Pois é, eu não sou presidente nem da minha casa, e só dou entrevistas no máximo à revista virtual "Cão que fuma", mas em maio humildemente escrevi um artigo aqui publicado com o título " From Russia with love " em que eu dizia - Estão com saudade de uma guerrinha ? Se vocês quiserem nós indicamos uns excelentes games para vocês matarem à vontade, dar bastantes tiros para suportarem o tédio do frio que os assola por aí, pelas estepes.
    Isso foi em maio, muito antes das mortes que eles já ocasionaram
    Mas , quem sou eu ? Um zé ninguém que jamais será ouvido quanto mais lido
    José Manuel

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-