quinta-feira, 11 de março de 2021

Tombado! São Januário se torna patrimônio histórico do Rio de Janeiro

Casa do Vasco da Gama, o estádio de São Januário se tornou patrimônio histórico do Rio de Janeiro em votação na Câmara dos vereadores


Willams Meneses

Na manhã desta quinta-feira (11), os vereadores do Rio de Janeiro votaram o projeto de lei que pedia o tombamento do estádio de São Januário como patrimônio histórico do Rio de Janeiro.

O projeto de lei é de autoria do ex-vereador Renato Cinco e de Tarcísio Mota, ambos do PSOL. Carregado de muita história, em eventos esportivos, carnavalescos e até político, nada mais justo que o reconhecimento de sua importância.

Inaugurado em 1927, erguido com a força da sua torcida, São Januário tem aspectos bem característicos da época, há quase 100 anos, com um charme único e clássico de um estádio de futebol.

Um dos autores do projeto de lei, o vereador Tarcísio Mota, no Twitter, comemorou o resultado da votação e exaltou a história de São Januário:

– Erguido em 1927 a partir de uma histórica campanha de arrecadação, o estádio de São Januário é símbolo de luta contra o racismo e de equipamento de lazer no subúrbio carioca.

E agora, com aprovação do Projeto de Lei proposto pelo nosso mandato junto com o do ex-vereador Renato Cinco, é também patrimônio de interesse histórico, cultural, desportivo e social para o município.

Sua construção foi uma resposta a exigências de dirigentes da época que, para mascarar motivações elitistas e racistas, alegaram a falta de estádio do clube como forma de pleitear sua exclusão do campeonato carioca.

Isso porque o Vasco tinha sido campeão de 1923 com uma equipe formada por atletas negros e humildes que derrotara grandes times formados por jovens de famílias ricas da cidade.

Muito orgulhoso desse projeto, não só como vascaíno que sou, mas como historiador e cidadão. A memória da cidade está em disputa e é preciso demarcá-las!

Sobre a votação, chamou a atenção o pedido de abstenção de Marcos Braz, vereador que exerce o cargo de vice-presidente de futebol do Flamengo, o grande rival vascaíno, o que deve ter influenciado tal atitude.

Título e Texto: Williams Meneses, Vasco Notícias, 11-3-2021, 14h51

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-